
Yliathim, no original arábico (hilyah) pode ser traduzido por estado, condição, aparência ou forma que limita um corpo. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Marta Domingues
- Categoria: Semana da Composição 2019

Lisboa, em latim Ulyssippo, é a cidade evocada nesta peça para violoncelo, contrabaixo e electrónica. Os áudios da parte de eletrónica foram gravados na cidade de Lisboa e são captações do barulho do rio, das ruas, do vento, das obras, da rádio, do...
- Tipo: Artigo
- Autor: Mariana Ribeiro
- Categoria: Semana da Composição 2021

Esta peça foi escrita tendo como material de base o mesmo material musical das peças 8 miniaturas para violoncelo e piano e 5 miniaturas para violoncelo solo escritas em 1999 e 2000 respectivamente. Desde essa altura que tinha a intenção de escrever...
- Tipo: Artigo
- Autor: Carlos Marecos
- Categoria: Semana da Composição 2016

A peça em questão será “Puis qu’en oubli”, da autoria de Guillaume de Machaut (ca. 1300–1377). A obra original vai sendo gradualmente transfigurada em algo que pouco (ou nada) tem a ver com o seu material de origem, modificando-se, distorcendo-se,...
- Tipo: Artigo
- Autor: João Llano
- Categoria: Old is New (concerto 1)

Tir’d with all these, for restful death I cry
“(…) Tired with all these, from these would I be gone, Save that, to die, I leave my love alone.” (William Shakespeare, Soneto 66) A propósito de Tir'd with all these, for restful death I cry" Tir’d with all these, for restful death i cry, para Flauta,...
- Tipo: Artigo
- Autor: Pedro Latas
- Categoria: Semana da Composição 2019

Esta peça é inspirada em quatro terras do interior de Portugal: – Paul, na Beira-Baixa; Reguengos de Monsaraz, no Alentejo; Miranda do Douro e Paradela, em Trás-os-Montes. No interior de uma linguagem que não é tonal, modal, nem atonal; algumas...
- Tipo: Artigo
- Autor: Carlos Marecos
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

Esta é a última obra composta por José Luís Ferreira, colega e amigo que nos deixou em 2018. Spinning II (2017), para piano a quatro mãos, não foi estreada em vida do autor, não chegando sequer a existir o contacto entre compositor e intérpretes sobre...
- Tipo: Artigo
- Autor: José Luís Ferreira
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

A obra Sopro do Côncavo foi composta no âmbito do III Concurso Nacional de Composição da Banda Sinfónica Portuguesa tendo sido posteriormente premiada e dirigida na sua estreia pelo Maestro Pedro Neves, na Sala Suggia da Casa da Música, no Porto, em...
- Tipo: Artigo
- Autor: Pedro Lima Soares
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

Song of Happiness é o resultado de uma obra com uma forte passagem em forma de canção em que juntei duas das atividades que me fazem mais feliz, a de escrever música e a de fazer música. Trata-se de uma live-performance com um grau acrescido de...
- Tipo: Artigo
- Autor: Jorge Ramos
- Categoria: Semana da Composição 2018

Six Portraits of Pain (versão de 2005)
Notas Dispersas sobre “Six Portraits of Pain” 1. Esta peça tem uma relação com seis textos que escolhi. Não é uma peça programática no sentido habitual do termo (como poderia ser?) mas os textos habitam a obra. Estão escritos na partitura e aos músicos...
- Tipo: Artigo
- Autor: António Pinho Vargas
- Categoria: Orquestras e agrupamentos alargados da ESML

Simos, somos. Creio que perdeu a cabeça. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Eva Aguilar
- Categoria: Semana da Composição 2021

Cinco sensações… Dor. Histeria. Paz. Ansiedade. Liberdade. Todos nós já as vivemos, já as sentimos, já as ouvimos… Individualmente, ou ao mesmo tempo, estas sensações já se apoderaram de nós! E é assim, com estas cinco sensações que devemos ouvir esta...
- Tipo: Artigo
- Autor: Ana Catarina Barros
- Categoria: Semana da Composição 2016

Scintilla possui na sua electrónica o poema de Anne Öhrling Dersèn. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Diogo Batista
- Categoria: Semana da Composição 2021

Saudade, nem sei bem por onde começar ou explicar o seu significado. O poema de Tiago Gonçalves Pereira que utilizei para escrever esta canção tem como tema o título desta peça e é descrito como um sentimento que se expressa de diferentes maneiras,...
- Tipo: Artigo
- Autor: João Fonseca e Costa
- Categoria: Semana da Composição 2016

Rumor quase branco: “… rumor branco que em si todos os rumores abrange os mundos todos.” (sic) Este excerto do romance Rumor Branco de Almeida Faria define bem o conceito de branco. É o Tudo: no som, a soma de todas as frequências; na luz, todas as...
- Tipo: Artigo
- Autor: João Caldas
- Categoria: Semana da Composição 2016

Esta peça procura expor diferentes partes do dia de um indivíduo que se vê como uma peça de uma grande máquina, a Cidade. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: André Simões
- Categoria: Semana da Composição 2018

This piece wants to give an idea of recalls (richiami) which come from different directions, sometimes getting more intense or overlapping each other. The percussionist is confused and doesn’t know which one to follow, like he is lost in a crossroad...
- Tipo: Artigo
- Autor: Giovanni Zaniol
- Categoria: Semana da Composição 2018

Esta peça, "Refração", constitui um diálogo entre dois intervenientes: o natural, o acústico, e o universo electrónico. Ao longo da mesma, a electrónica interpela as intervenções do oboé, associando-se às mesmas com alturas e timbres análogos aos do...
- Tipo: Artigo
- Autor: Mariana Ribeiro
- Categoria: Semana da Composição 2021

Reflectir Reflectir não é sentir o coração. É resolver o complexo, torná-lo simples. É dar a entender mais do que o que vejo. Pensamento em plena interacção. Reflectir é, porém, meu problema. É um dilema eterno sem fim à vista. Nem sei o que hei-de...
- Tipo: Artigo
- Autor: João Llano
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

Redefinition… Nos momentos que antecederam à sua composição, estava nas salas de percussão da Escola Superior de Música de Lisboa a experimentar/improvisar em alguns dos instrumentos que lá estavam. Quando toquei no brake drum apercebi-me que o som...
- Tipo: Artigo
- Autor: Daniel Davis
- Categoria: Old is New (concerto 1)