Esta é a última obra composta por José Luís Ferreira, colega e amigo que nos deixou em 2018. Spinning II (2017), para piano a quatro mãos, não foi estreada em vida do autor, não chegando sequer a existir o contacto entre compositor e intérpretes sobre a sua realização.
Fazendo José Luís Ferreira parte dos investigadores deste projecto, e tendo estes pianistas já privado com o compositor no contexto de outras obras, fez todo o sentido incluir a obra neste trabalho e assim deixar este registo da sua última criação.
A obra foi estreada a 14 de Maio de 2018 na Semana da Composição no auditório Vianna da Motta da ESML, repetida 22 de Maio no Festival Musica Viva e, 3 dias depois, novamente no Teatro Helena Sá e Costa da ESMAE no Porto, pelos mesmo intérpretes deste registo.
José Luís Ferreira
Escola Superior de Música de Lisboa
José Luis Ferreira (Lisboa, 1973 – 2018), doutorado em Informática Musical, pela Universidade Católica do Porto. Licenciado em composição (2001) pela Escola Superior de Música de Lisboa (E.S.M.L.), sob orientação de Christopher Bochmann, António de Sousa Dias e António Pinho Vargas. Paralelamente ao curso de composição, assistiu a seminários e workshops de diversos compositores, nomeadamente, Emanuel Nunes, Salvatore Sciarrino, Jean-Claude Risset, John Chowning, Per Anders Nilsson, Trevor Wishart e André Bartetski. A sua música, para diversos tipos de grupo instrumental e vocal com e sem electrónica, tem sido executada por diversos agrupamentos portugueses (Remix Ensemble /OrchestrUtopica / Sinfonietta de Lisboa / Ricercare / Saxofínia /Sond'Ar-te Electric Ensemble ). Em Abril de 2001 a peça electroacústica “Le bruit d`une tête qui frappe contre les murs d`une très petite cellule” foi premiada no concurso de composição de música electroacústica do Festival MusicaViva. Ao nível da assistência musical, colaborou com vários compositores e intérpretes/ ensembles (Francisco Monteiro, João Madureira, Luís Tinoco, António Pinho Vargas, OrchestrUtopica, MachinaMundi, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Sond'Ar-te Electric Ensemble e Pedro Rodrigues). Foi professor de várias disciplinas nas áreas da composição, música electroacústica e tecnologias da música na Escola Superior de Música de Lisboa, na Faculdade de Belas-Artes (F.B.A.U.L.) da disciplina de Práticas do Som; Foi professor coordenador e responsável pelo plano curricular do curso de Produção e Tecnologias da Música da Escola Técnica de Imagem e Comunicação (E.T.I.C.)