Ana Catarina Barros

Ana Catarina Braga de Barros, 1995, Braga. Em 2013 entra no curso de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa na classe dos professores João Madureira, Luís Tinoco e António Pinho Vargas. Participou na organização do Festival Peças Frescas que decorre anualmente no São Luiz e na Semana da Composição na Escola Superior de Música de Lisboa. Participou também em diversos masterclasses, workshops e seminários sob a orientação de Luigi Abbate, Miguel Azguime, António Sousa Dias, Achim Bornhöft, George Benjamin, Carlos Marecos, Sérgio Azevedo, João Madureira, Luís Tinoco, António…

Ana Roque Antunes

Ana Roque Antunes iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música dos Salesianos de Lisboa. Passou primeiramente pela guitarra clássica, que estudou entre 2009 e 2015 com o professor Ricardo Pinto e mais tarde pelo baixo eléctrico, na área do jazz, que estudou com o professor Miguel Amado, entre 2015 e 2017. Em setembro de 2017 decidiu começar a estudar composição, área que desde cedo a cativou. Começou assim o seu percurso com a professora Ana Seara na Academia de Música de Lisboa, onde concluiu o Curso Secundário de…

André Cipriano

André Cipriano - Teve aulas particulares de Composição com João Antunes. Estudou Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde fez a disciplina de Análise e Técnicas de Composição com Eurico Carrapatoso. Está no 3º ano de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou sobre a orientação de João Madureira e Sérgio Azevedo, e estuda actualmente sobre a orientação de António Pinho Vargas. Teve a apresentação de peças inseridas em projectos da ESML como o Festival Peças Frescas no Teatro Municipal São Luiz e Novíssima Música…

André Lisboa

André Lisboa nasceu em Setúbal, no dia 29 de janeiro de 1998. Começou os seus estudos musicais na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, em Setúbal, aos 10 anos, em piano, com o professor Fernando Altube. Desde os 12 anos aos 15 anos, estudou violino com a professora Ângela Peixoto. Estudou Análise e Técnicas de Composição dos 15 aos 17 também com o professor Fernando Altube e dos 17 aos 18 com o professor José Martins. Escreveu a sua primeira peça no 1º grau "Brincadeira à minha maneira",…

André Mota

Nasceu no ano de 1998 em Braga. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga aos 6 anos, onde iniciou o estudo de guitarra com a professora Teresa Picado em 2004. Em 2013 concluiu o Curso Básico de Música e iniciou o Curso Secundário de Música na variante de Composição, que terminou em 2016. A par do Curso Secundário de Música estudou guitarra com o professor Rui Gama, obtendo o 8º grau no instrumento. Inicia em 2016 a Licenciatura em Composição na Escola Superior de…

André Simões

André Simões (1998) estudou saxofone na Academia de Música improviso em Oeiras entre os anos de 2008 e 2015 onde teve aulas com Gonçalo Prazeres na vertente de jazz. Após concluir o seu 12o ano em artes visuais, decide estudar música clássica (2015-2016) e entra no Conservatório Nacional com o professor como Daniel Schvetz, Sónia Silva, Eli Camargo entre outros. Entra na Escola Superior de Música de Lisboa em 2017 para o curso de composição e desde então estudou com professores como João Madureira, Sérgio Azevedo, Jaime Reis, Carlos Marecos…

António Capela

António Capela nasceu em Lisboa em 1993. Começou a estudar piano aos 9 anos com Pedro Ferro, mais tarde entrou na Escola de Música do Conservatório Nacional onde estudou piano com Ana Valente, Paulo Rodrigues e António Rosa. Nesta mesma escola começou os seus estudos de composição com Eurico Carrapatoso. Foi organista na Igreja de S. Nicolau (2010-11), organista e maestro do coro na Igreja de S. Pedro (2011-12), organista e maestro no coro da Associação Cultural de Montes Claros (2010-2013 & 2015-2016). A par da carreira musical é licenciado…

António Pinho Vargas

António Pinho Vargas Compositor. Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Completou o Curso de Piano do Conservatório do Porto em 1987 e o Curso de Composição no Conservatório de Roterdão em 1990. Professor de composição na Escola Superior de Música de Lisboa desde 1991 e Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, desde 2006. Doutorado pela Universidade de Coimbra em 2010 em Sociologia da Cultura. Foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique em…

Carlos Caires

Carlos Caires (1968) é doutorado em Esthétique, Sciences et Technologies des arts – spécialité musique pela Universidade de Paris VIII e diplomado em composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, instituição na qual é docente actualmente. Carlos Caires é Investigador no CESEM, tendo já pertencido ao CITAR-Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao CICM (Centre de recherche Informatique et Création Musicale na Universidade de Paris8). Foi professor no Conservatório Regional de Setúbal e na Escola de Música do Conservatório Nacional (entre 1988 e 1991) passando a leccionar a partir de 1992…

Carlos Marecos

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou, entre outros, com Eurico Carrapatoso, António Pinho Vargas e Christopher Bochmann. Frequentou seminários dirigidos por Emmanuel Nunes, Gilbert Amy e Louis Andriessen, entre outros. Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, onde apresentou a tese "Interacção entre estruturas intervalares e estruturas espectrais, na música instrumental/vocal", sob a orientação de João Pedro Oliveira e Christopher Bochmann, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Prémio Lopes Graça de Composição de 1999 com…

Carmen Pomet

Carmen Pomet Serrano. Cáceres, 1995. Estudos de Clarinete e Piano e Técnicas de Composição no Conservatório Oficial de Música "Hermanos Berzosa” sob orientação de Alejandro Parejo, Jose María Duque e Sara Mínguez. Composição na ESML com os professores Carlos Marecos, Sérgio Azevedo e António Pinho Vargas; Análise Musical com Carlos Caires; ajuda musical especial do Nicholas Mcnair. Apresentação de peças inseridas em projectos da ESML como o festival “Peças Frescas” no São Luiz Teatro Municipal, “Artes no Panteão, Ecos de um Meta-Tempo”, no Panteão Nacional e na "Semana da Composição"…

Catarina Bispo

Catarina Bispo nasceu em 1990 e é natural de Lisboa. Estudou piano no Conservatório de Música das Caldas da Rainha, no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina e na Escola de Música de Nossa Srª do Cabo onde frequentou diversas masterclasses de piano. Licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa onde foi aluna de professores como Luís Tinoco, Sérgio Azevedo e Carlos Marecos. Encontra-se actualmente a frequentar o Mestrado em Ensino da Música.

Christopher Bochmann

CHRISTOPHER BOCHMANN (n. 1950) é doutorado em composição pela Universidade de Oxford. Estudou também com Nadia Boulanger em Paris e com Richard Rodney Bennett em Londres. Trabalha em Portugal desde 1980. Foi professor do Instituto Gregoriano de Lisboa e do Conservatório Nacional. Leccionou durante 22 anos na Escola Superior de Música de Lisboa, da qual foi Diretor de 1995 a 2001, e onde coordenou o curso de composição de 1990 a 2006. Atualmente, é Professor Catedrático da Universidade de Évora, onde foi Diretor da Escola de Artes de 2009 a…

Daniel Davis

Estudou Composição na Escola Superior de Música de Lisboa com os compositores Sérgio Azevedo, António Pinho Vargas e Luís Tinoco. Terminou com o título de Mestre (2011 - 2016). Em 2014 foi nomeado Compositor Residente da temporada 2014 - 2015 da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Em 2016, foi o Compositor Associado do projecto Musicalmente — Música para Bebés. Recentemente foi convidado pelo Departamento de Composição e Investigação da Guildhall School of Music and Drama, para realizar o Doutoramento em Composição, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian…

Diogo Alvim

Diogo Alvim studied architecture and composition in Lisbon. In 2016 he finished a PhD in Composition/ Sonic Arts at the Sonic Arts Research Centre in Belfast, focused on the relations between music and architecture. He has been presenting his work in several events, of which: Gulbenkian Orchestra’s composers’ workshop (2008 and 2009), Festival Música Portuguesa Hoje (Orchestrutopica, 2008); Festival Synthèse 2009 (Bourges); Young Musicians Award 2009 (commissioned by RDP – Antena 2); ISMIR Conference 2012 (Porto); ICMC2012 (with Unlikely Places, Ljubljana); Festival Musica Viva (Lisbon, 2013); Notation in Contemporary Music Conference at Goldsmiths University (London, 2013), Ibrasotope#60, Centro Cultural São Paulo and MAC-USP (São Paulo, Brazil); Sounding Cities – Invisible…

Diogo Batista

Diogo Batista é um artista residente em Lisboa. Atualmente estuda na Escola Superior de Música de Lisboa. O seu trabalho artístico flui entre a composição, a construção de artefactos musicais tanto analógicos como digitais e a improvisação. Trabalha maioritariamente na organização de eventos, concertos e exposições, paralelamente com a curadoria do seu programa mensal na Rádio Quântica.Em 2019 lançou o seu primeiro EP, “Velvet Lining”, sob o nome de Prec e entretanto tem tido a sua música editada em diversas compilações. Através das suas obras e personalidade artística multifacetada tenta…

Diogo da Costa Ferreira

Compositor, maestro, professor, investigador e escritor. Desenvolve a sua actividade nas áreas de música, filosofia, psicologia, cultura e educação. Estudou Composição na Escola Superior de Música de Lisboa e, também, Direcção de Orquestra com vários maestros e pedagogos. Simultaneamente aos seus estudos musicais, estudou Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, especializando-se em Estética e Filosofia da Arte. Estudou, também, Psicoterapia, Psicanálise e Aconselhamento Filosófico. A sua obra musical abrange vários géneros e formações, nomeadamente…

Eduardo Marques

Eduardo Manuel Bento Marques (27-03-2000) nasceu em Santarém, Portugal. Com 11 anos de idade, começou a aprender piano e trompa na escola de música de uma banda filarmónica local (Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gançaria), e pouco depois ingressou na banda como trompista. Em 2013, iniciou os seus estudos no Conservatório de Santarém (por um ano) e no Conservatório de Caldas da Rainha (três anos), em piano. Foi desde esses anos formativos que começou a compor e a fazer arranjos para piano, pequenos ensembles, e para a…

Erica Liane

Completou o 8º grau de piano na Escola de Musica do Conservatório Nacional, e completou a Licenciatura em Musica (Composição) na Escola Superior de Música de Lisboa. Obras estreadas: O choro do cisne – peça de câmara para dois bailarinos, Flauta/Piccolo, piano, harpa, bombo, viola e violoncelo (2017). Memória | Okiya flor – ópera de câmara para pequena orquestra, 5 solistas e 6 membros do coro (2018). Oceano Pacífico – peça de câmara para flauta, flauta alto, vibrafone, violoncelo, piano e taça tibetana e eletrónica (2018) Obras não estreadas: 4.48 Psychosis –…

Eva Aguilar

Eva Aguilar (2002) estudou violoncelo com Luís Sá Pessoa e composição com Daniel Schvetz na Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa) conciliando estudos de Ciências no Liceu Camões. Frequenta actualmente a licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa estudando com Jaime Reis e Carlos Caires. Paralelamente, estuda canto com Joana Nascimento e integra o Coro Juvenil da Universidade de Lisboa, dirigido por Erica Mandillo, tendo participado em produções com a Orquestra e Coro Gulbenkian, festivais corais em Vesoul, Turim, Basileia, Estrasburgo/Zurique e concertos na Casa da…

Evandro Meneses

Evandro Meneses nasceu a 13 de Junho de 1996, é natural da Freguesia da Vila das Lajes, da Ilha Terceira - Açores. Aos 8, 9 anos entrou para o conservatório Regional de Angra do Heroísmo, para aprender Viola da Terra com o Professor Lázaro Silva e o curso básico de Formação Musical. Com o passar dos anos, foi auto-didacta de muitos instrumentos como por exemplo: Viola da Terra, Violino, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Bandolim, Cavaquinho, Piano, Acordeão e qualquer instrumento de percussão. Aos 13 anos decidiu inscrever-se nas aulas de…

Fábio Cachão

Fábio Cachão nasceu a 14 de Novembro de 1992, no Barreiro. Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música do Conservatório Nacional com Fernando Lobo (Guitarra) e Eurico Carrapatoso (Análise e Técnicas de Composição). Mais tarde, ingressou na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas (Hot Club Portugal) onde estudou com Nuno Costa e Joel Silva. É licenciado em Composição desde 2015 pela Escola Superior de Música de Lisboa. Completou os seus estudos com a coordenação de António Pinho Vargas, Sérgio Azevedo e Luís Tinoco. Frequentou ainda diversos seminários e workshops…

Giovanni Zaniol

Compositor italiano de música contemporánea. Nascido em 1992, Zaniol estuda composição musical desde 2013 na Itália, Grécia e Portugal. Suas peças têm sido apresentadas na Grécia, Bélgica, Portugal, Turquia e Itália.

Gualter Silva

Gualter Miguel Ávila da Silva iniciou os seus estudos musicais em 2006 na escola de música da filarmónica união praiense, tendo posteriormente ingressado no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, onde terminou o 5º grau. Em 2016 ingressa na escola profissional de artes performativas da Jobra (Art’J) onde concluí em 2019. No mesmo ano ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, onde se encontra atualmente a frequentar o 1º ano de licenciatura. Durante a sua vida académica, estudou trompete, excepto quando ingressou no ensino superior, que optou pela área…

Hugo Ribeiro

Hugo Ribeiro nasceu em Lisboa em 1983 e iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas, onde estudou com Vera Belozorovitch (Piano) e Carlos Marecos (Análise e Técnicas de Composição).Terminou o curso de composição em 2005 na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Luís Tinoco, António Pinho Vargas, Christopher Bochmann, entre outros.Em 2007 concluiu o mestrado em composição na Royal Academy of Music em Londres com Simon Bainbridge e Paul Patterson. Nesta instituição obteve os prémios ‘Lena Pritchard Green’ e ‘Ismena Holland’…

Hugo Vasco Reis

Hugo Vasco Reis (Lisboa, 1981) é compositor, guitarrista (guitarra portuguesa) e engenheiro. Como guitarrista estudou na Escola de Jazz do Porto, no Conservatório de Música do Porto e na classe particular de Pedro Caldeira Cabral. Como compositor estudou harmonia e contraponto com João Heitor-Rigaud e composição na Escola Superior de Música de Lisboa (BA Music). Participou em masterclasses com Alicia Terzian (Argentina), Achim Christian Bornhoeft (Áustria), Luigi Abbate (Itália) e Ivan Moody (Inglaterra). O seu catálogo contém obras para orquestra, música de câmara, instrumentos a solo e electroacústica, sendo interpretadas…

Hugo Xavier Almeida

Hugo Xavier Almeida começou os seus estudos musicais em 2010 no conservatório de música de Sintra (CMS), no curso de trompete; Em 2016 mudou para a Escola de Música Nossa Senhora-do-cabo (EMNSC) onde estudou trompete, e composição na classe do professor e compositor Jaime Reis. Ao longo do seu percurso como estudante de composição já fez workshops, assistiu a palestras e contactou com compositores como: Dimitris Androkopoulos, Barry Truax, John Chowning, Agustin Castilla-Ávila, Cândido Lima, Nuno Henriques, Sara Carvalho, Evguine Zoudilkine, Sérgio Abdalla, Ake Parmerud, François Bayle, Francis Dhomont, Annette…

Inês Madeira Lopes

Inês Madeira Lopes (n. 1999) iniciou o seu percurso musical no Conservatório Regional de Setúbal, onde estudou violino, viola d’arco e composição. Licenciada em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, com os professores Carlos Caires, António Pinho Vargas, Luís Tinoco e João Madureira. Participou em masterclasses e conferências com Kaija Saariaho, Thomas Adès, Jaime Reis, John Chowning, Mario Mary, entre outros. Criou "Jano" com a bailarina Michele Luceac para o projecto de investigação "Música para espaço específico", parceria entre a ESML e a Faculdade de Motricidade Humana. Compôs…

Isabel Pires

Compositora, intérprete de música acusmática e musicóloga, Isabel Pires é doutora em Esthétique, Sciences et Technologies des arts – spécialité musique pela Universidade de Paris VIII. Docente no departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e responsável pelo LIM (Laboratório de Informática Musical), Isabel Pires é Investigadora no CESEM e coordenadora do Grupo de Investigação em Música Contemporânea. Especializada em música contemporânea e tecnologias, o seu trabalho de investigação toca a diversas áreas ligadas à música, da criação à análise, passando pela preservação do património musical recente assim…

Ivan Moody

Ivan Moody estudou música e teologia nas Universidades de Londres, Joensuu e York (onde se doctorou). Estudou composição com Brian Dennis, Sir John Tavener e William Brooks. A sua música tem sido executada e transmitida por todo o mundo, encomendada e tocada por executantes mundialmente reconhecidos. As suas obras mais substanciais até à data são Passion and Resurrection (1992), o Akathistos Hymn (1998) e Qohelet (2013). Actualmente está a terminar um concerto para marimba para a percussionista croata Ivana Bilic, e uma série de obras para o ensemble New York…

João Caldas

João Caldas (n.1995), iniciou os estudos de música aos sete anos de idade. Entrou, com dez anos, na Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo lá estudado piano, trompa e contrabaixo. Também nesta escola frequentou as aulas de Análise e Técnicas de Composição do professor Eurico Carrapatoso. Venceu, como pianista do Trio C3PO, o 2º prémio (sem qualquer outro prémio atribuido) na 26ª edição do Prémio Jovens Músicos (2012) na categoria Música de Câmara - Nível Médio; também como membro do Trio C3PO, venceu o 1º prémio do I Concurso…

João Carlos Pinto

JOÃO CARLOS PINTO (*1998) nasceu em Braga, Portugal. Estudou Piano e Composição no Conservatório Gulbenkian de Braga.Participou em masterclasses e workshops com: Ensemble Recherche, Tristan Murail, Alexander Schubert, John Chowning, Rebecca Saunders, João Pedro Oliveira, Panayiotis Kokoras, Carola Bauckholt.A sua música tem sido tocada em locais como: Gaudeamus Muziekweek, Casa da Música, Festival DME, Festival Mixtur, Musica Viva Festival, Teatro S. Luiz.Tem recebido encomendas de entidades como: Gaudeamus Muziekweek, Prémio Jovens Músicos e Arte no Tempo.Nomeado Jovem Compositor Associado ao Teatro Nacional S. Carlos em 2019 e é diretor artístico…

João Ceitil

João Ceitil nasceu em Vila Franca de Xira em 1984. Frequentou o curso de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo iniciado os seus estudos musicais em 1994 no Instituto Gregoriano de Lisboa onde frequentou o curso geral de piano até ao 4º grau de formação. Os estudos musicais foram posteriormente interrompidos e em 2002 ingressou no Curso de Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na qual concluiu a Licenciatura. Ainda assim a paixão pela música esteve sempre presente numa participação activa de cariz…

João Damas

João Damas nasceu, em Coimbra, no ano de 1981. Começou a carreira musical, em Lisboa, com 16 anos, como baixista de bandas rock. Em 2002, iniciou os seus estudos musicais nesse instrumento, com Ricardo Dikk. Interessou-se, então, pela composição de música com o baixo eléctrico como instrumento solista, em música puramente instrumental. De 2005 a 2007, tem aulas de piano com Martin Gerhardt, e é nessa altura que começa a estudar, metodicamente, composição, de um modo autodidacta. Em 2007, entra na licenciatura em Music Composition and Technology, da Universidade de…

João Fonseca e Costa

João Fonseca e Costa (n.1994), natural de Ponta Delgada (Açores, Portugal) iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada em Violino com a Prof.ª Lídia Medeiros e mais tarde em Viola D´arco com a Prof.ª Shelly Ross. Em 2012 ingressou no Curso de Música, variante Composição, na Escola Superior Música de Lisboa (ESML) onde trabalhou com os professores Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, António Pinho Vargas, Carlos Caires, Carlos Marecos, José Luís Ferreira, Roberto Pérez e Carlos Fernandes, concluindo a Licenciatura em Composição em 2015. Realizou masterclasses de…

João Llano

Nasceu na Figueira da Foz a 25 de Maio de 1995. Iniciou os seus estudos musicais aos dez anos de idade no Conservatório de Música David de Souza, tendo estudado percussão com, entre outros, os professores Fátima Pinho, Cristiano Silva, Fábio Manzione, Fernando Chaib, e Saulo Giovannini, bem como ATC com os professores Nuno Bettencourt Mendes e Paulo Loureiro. Entre 2013 e 2016, frequentou a Licenciatura em Composição da Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação dos professores Carlos Caires, Sérgio Azevedo e Luís Tinoco. Actualmente, frequenta o Mestrado…

João Madureira

A sua produção inclui música orquestral, de câmara, operática e para instrumentos solistas, e ainda música para cinema e teatro. As suas obras têm sido apresentadas em vários festivais nacionais e internacionais, em Portugal, na Europa, na Ásia e na América do Sul, por formações como o Ensemble Neue Musik, a Orchestrutopica, o Remix Ensemble, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Nacional da Ucrânia, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, o Ensemble L'Itinéraire, o Sond'Ar‑te Electric Ensemble, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Sete Lágrimas, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a…

João Santos

Provindo de uma família de fadistas, cantores e guitarristas, João Miguel Rodrigues Santos iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade, no Conservatório de Música D. Dinis, onde concluiu o 8º Grau em Guitarra sob orientação do professor e maestro Nuno de Sá.O seu interesse na área surgiu por influência do tio, o qual viu tocar e cantar desde pequenino e a quem deve grande parte do seu desenvolvimento musical, uma vez que este foi quem tomou iniciativa de lhe pôr uma guitarra nas mãos, em primeiro lugar.Todavia,…

Jorge Ramos

Jorge Ramos (n. 1995) é natural de Braga, Portugal. Em 2014 ganhou o 1º Prémio do 1ºConcurso de Composição para Flautas Transversais da2ª Academia de Flauta de Verão com a obra Prometheus for Flutes. Em 2016 foi o vencedor do 2º Prémiodo 3ºConcurso de Composição para Flautas Transversais da2ª Academia de Flauta de Verão com a obra Recompor. Em 2017 ganhou uma Menção Honrosa no Concurso de Composição 2017 (Categoria: Flauta e outros instrumentos) pela TheNationalFlutesAssociation(EUA) com a sua obra SemiQuaver e o 10º Prémio no Concurso Internacional de Composição…

José Luís Ferreira

José Luis Ferreira (Lisboa, 1973 – 2018), doutorado em Informática Musical, pela Universidade Católica do Porto. Licenciado em composição (2001) pela Escola Superior de Música de Lisboa (E.S.M.L.), sob orientação de Christopher Bochmann, António de Sousa Dias e António Pinho Vargas. Paralelamente ao curso de composição, assistiu a seminários e workshops de diversos compositores, nomeadamente, Emanuel Nunes, Salvatore Sciarrino, Jean-Claude Risset, John Chowning, Per Anders Nilsson, Trevor Wishart e André Bartetski. A sua música, para diversos tipos de grupo instrumental e vocal com e sem electrónica, tem sido executada por…

José Maciel

José Manuel Barbosa Maciel (N. 05/10/966) é natural de Barroselas, concelho de Viana do Castelo. Em Janeiro de 1985 ingressa, como voluntário, na Banda Militar da Região Militar do Norte, dando inicio à sua carreira de músico militar. Possui o Bacharelato e a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica – Sistemas Eléctricos de Energia, concluídos no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Estudou no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o Curso Complementar de Trombone. Frequentou estágio de aperfeiçoamento com o trombonista Severo Martinez, o curso de direcção com o Maestro…

Lucas Rei Ramos

Lucas Rei Ramos é natural de Muros, Galiza. Iniciou os seus estudos de música como pianista jazz, mas muito cedo começou a interessar-se mais e mais pela composição. Isto levou-o a fazer som e música para meios audiovisuais e a trabalhar com grupos vocais como maestro e arranjador. Na atualidade está a estudar na ESMAE, onde está a desenvolver trabalhos de música interativa e electrónica, com trabalhos que já foram exibidos em importantes eventos internacionais como a Bienal de Cerveira, o Festival Semibreve de Braga ou o Festival Música Viva…

Lucas Xerxes

Lucas Xerxes nasceu a 06 de setembro de 1990 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Aos 11 anos parte com a sua mãe para Lisboa, Portugal. Em 2009 inicia os seus estudos em música como autodidata e chega a ter algumas aulas particulares de formação auditiva. Em 2010 matricula-se na Academia de Amadores de Música de Lisboa onde conclui o 8ºgrau de formação auditiva, o 3º ano de História da Música e o 3ºano de ATC com o compositor Eurico Carrapatoso. Em 2014 ingressa no curso de Composição na…

Luís Mandacaru

Luís Candeias Mandacaru nasceu a 1 de outubro de 1997, em Cascais. Iniciou os estudos musicais aos 7 anos de idade, na Sociedade Musical União Paredense, aprendendo solfejo e Trompete. Com 11 anos de idade ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional, estudando Trompete com Nelson Rocha e Daniel Louro, até ao 5º grau, terminando o Ensino Básico da Música. No Ensino Secundário ingressou no curso de Composição da Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo estudado com Eurico Carrapatoso (6º e 7º graus) e Daniel Schvetz (8º grau).…

Luís Salgueiro

Luís Salgueiro é compositor de música instrumental e mista, licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou sob a orientação dos professores António Pinho Vargas, Carlos Marecos e Luís Tinoco. Foi compositor-residente do Ensemble Juvenil de Setúbal, na sua temporada inicial. Para além do seu trabalho criativo, dedica-se também a actividades técnicas, na área da produção (como Produtor do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian) e preparação de partituras (como freelancer). Coordena as actividades editoriais do movimento patrimonial pela música portuguesa, no âmbito da edição…

Manuel Moreira

Nasceu em 1996. Estudou Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com Sergio Azevedo, João Madureira, Luis Tinoco, entre outros. Está neste momento a frequentar o Mestrado em Performance - Composição na mesma instituição, sob a tutela do Prof. Dr. António Pinho Vargas e do Prof. Dr. Carlos Caires. Para além de contar já com várias peças tocadas na E.S.M.L. e no Teatro S. Luiz, no âmbito dos festivais “Semana da Composição” e “Peças Frescas” respetivamente, recebeu ainda uma Menção Honrosa na 6.ª Edição do Prémio de…

Mariana Ribeiro

Mariana Ribeiro, nascida em 2001, iniciou os seus estudos musicais em 2011, no Conservatório de Guimarães, onde estudou violino e composição, tendo como professor de composição o professorRúben Andrade. Em 2019, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou composição com os professores Jaime Reis, Sérgio Azevedo e Luís Tinoco.Compôs música acústica e eletroacústica, escrevendo para diversos conjuntos instrumentais.Entre as suas obras, destacam-se “Ulyssippo” (para violoncelo, contrabaixo e eletrónica), “Ausência” (para dois violinos), “Breathe” (para saxofone alto, contrabaixo, voz e piano) e “Butterfly Effect” (para ensemble de sopros).

Mariana Vieira

Mariana Vieira (Sintra, 1997) é uma compositora baseada em Lisboa.Concluiu a licenciatura em Música – Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com os compositores Carlos Caires e Jaime Reis. Frequenta actualmente o Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição.As suas peças foram apresentadas em festivais como Young Euro Classic (Alemanha), Crossroads (Áustria), Monaco Electroacoustique (Mónaco), e Aveiro_Síntese e Música Viva (Portugal).Em 2017, venceu o European Composer Award com a peça “Raiz”, uma encomenda da Jovem Orquestra Portuguesa, que teve a sua estreia na Konzerthaus de…

Marta Domingues

Marta Domingues (2000) é licenciada em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo estudado com Jaime Reis, Carlos Caires e Carlos Marecos. É membro da Produção do Festival Dias de Música Electroacústica. Desenvolve projectos culturais, sociais e educativos, integrando as associações InterrogAção e a EMSCAN, tendo também composto uma peça didática para viola d’arco e eletrónica, uma encomenda da Arte no Tempo. Marta é Presidente da Associação SYN-ARS, dedicada a projetos multidisciplinares. As suas peças têm sido apresentadas em eventos como: Festival DME / Lisboa Incomum, Música Viva/…

Miguel Diniz

Natural de Lisboa, completou a licenciatura em piano em 2008 estudando com os professores Filipe Pinto-Ribeiro e Rosa Maria Barrantes, tendo frequentado masterclasses do instrumento com diversos professores dos quais se destacam Eldar Nebolsin e Liudmilla Roschina. Em 2011 completou a segunda licenciatura, em composição, com os professores Christopher Bochmann e Pedro Amaral. Desde então tem composto diversas obras originais e ar-ranjos para coro e ensembles, algumas já estreadas no estrangeiro. Tem recebido diversas encomendas para escrever música para orquestra e coro com diversos ensembles em Portugal. Desde 2010 participa…

Miguel Sobral Curado

Licenciado em Composição Musical na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores José Luís Ferreira, Luís Tinoco, João Madureira e Carlos Caires. Completou o 8º grau de música e percussão na Orquestra Metropolitana com os professores Marco Fernandes, João Pacheco e Fernando Llopis. Estudou 3 anos de guitarra eléctrica com Miguel Fevereiro.Frequentou aulas de dança contemporânea e laboratório coreográfico com a professora Maria Ramos no Fórum Dança. Karateka 4º kyu, aluno do sensei Vitor Miranda, membro do CPK, federado pela FNKP. Frequentou ateliers de teatro D. Maria II,…

Nuno da Rocha

Nuno da Rocha (n. 1986) estudou Composição com Vasco Mendonça, Carlos Marecos, Luís Tinoco, Carlos Caires e António Pinho Vargas. No verão de 2009 participou na ‘19th internationale sommerakademie09’ na Áustria, tendo trabalhado com o compositor Nigel Osborne, com o maestro Michael Wendeberg e com o reconhecido grupo de música contemporânea klangforum wien. Em Fevereiro de 2010 esteve presente no ‘16th young composers meeting’ em Apeldoorn (Holanda), com a Orquestra de ereprijs. Este encontro foi dirigido pelos compositores Louis Andriessen, Richard Ayres, Martijn Padding, Jan van de Putte, Micheal Smetanin…

Nuno Trocado

Nuno Trocado é um guitarrista e compositor que cruza várias constelações musicais contemporâneas. Interessa-se em especial pela combinação entre a espontaneidade da improvisação e o rigor da composição algorítmica, pelo ruído nas suas várias acepções e pela colaboração com outros músicos e artistas de diferentes disciplinas. Nuno Trocado é licenciado em Jazz/Guitarra e mestre em Composição e Teoria Musical pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto. Estudou ainda na Escola de Jazz do Porto, onde também foi professor. Entre outros projectos que até hoje trouxe a…

Olívia Silva

Olívia Silva nasceu no Porto em 1996. Ingressou no ensino profissional de música aos 16 anos, no Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão na Academia de Música de Costa Cabral, onde estudou até 2015. Participou no concurso Nano Músicos Electroacústicos 2014, com a peça Electronics para flauta e música electrónica, obtendo o 3º lugar. Também estreou a peça no festival Monaco Electroacustique 2015 e nos Encontros Nova Música em Vila do Conde. Nesse mesmo ano participou no concurso Prémio de Composição Séc. XXI, obtendo o 1º prémio na…

Paulo Novado

Paulo Novado, natural de Vila Viçosa, nasceu a 1 de Fevereiro de 1991. Estudou Órgão e Composição no Conservatório Regional de Évora. Foi durante três anos Organista da Catedral de Évora. Actualmente frequenta o terceiro ano da Licenciatura em Composição na Universidade de Évora tendo como orientador Christopher Bochmann. As suas obras têm sido apresentadas ao público maioritariamente na Universidade de Évora, salientando a estreia de 3 peças para flauta na segunda edição do Festival FLAUTUÉ. A sua obra “Súplica” para piano e voz, gravada por Carlos Marecos, foi reproduzida…

Pedro F. Finisterra

Nascido em Lisboa, 1994, estudou no Conservatório de Música de Santarém, concluindo os seus estudos em 2013. Fez a licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (2013-2016), tendo como orientadores Carlos Marecos, Carlos Caires e Luís Tinoco. Frequentou o Mestrado em Música – Ramo Composição sob orientação de Carlos Marecos. Em 2018 terminou um MA em Opera Making & Writing – Composition Path na Gui-ldhall School of Music and Drama, sob a orientação de Julian Philips. Foi baixista na Big Band Júnior (2010-2014), dirigida por Claus Nymark…

Pedro Latas

Nasceu a 19 de Agosto de 1998 em Évora. O seu contacto com a música começou na catequese onde aprendeu os básicos de teoria musical para poder acompanhar as missas tocando órgão. Em 2008 ingressa no Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica, na classe de Guitarra Clássica, onde estudou com José Farinha. Após completar o 6º grau de instrumento muda para Composição (nível do Ensino Secundário), estudando com João Francisco Nascimento, até acabar o 8º grau, em 2016. Nesse mesmo ano faz provas na Escola Superior de Música de…

Pedro Lima Soares

Pedro Lima Soares nasceu na cidade de Braga no ano de 1994. Iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde estudou Clarinete, Piano e Percussão. Aí, escreveu as suas primeiras peças como aluno de composição de Paulo Bastos. Prossegue os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, onde está actualmente a terminar o seu mestrado, estudando Composição sob orientação de João Madureira e Luís Tinoco. Trabalhou em disciplinas complementares com Carlos Caires, António Pinho-Vargas, Sérgio Azevedo, Alberto Roque, Paulo Lourenço, entre outros. Do…

Pedro Moreno-Beirão

Natural de Moura, nasceu em Beja a 9 de Abril de 1997. Começou os estudos musicais aos 8 anos na Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos”, em trompete, ingressando mais tarde no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, onde concluiu o 5º grau no mesmo instrumento. Em 2012 começa a estudar na Escola Profissional Metropolitana, onde integra a classe de trompete do professor Filipe Coelho. Tem aqui o primeiro contacto com o ensino de composição, tendo como seu orientador o professor e compositor Lino Guerreiro, sob incentivo do qual escreve as…

Pedro Nunes

Nasceu em Lagos em 1998. Iniciou os seus estudos musicais em Guitarra Clássica na Academia de Música de Lagos em 2008, e na Associação do Grupo Coral de Lagos como coralista. Em 2012 iniciou, em paralelo, estudos na área do Canto Lírico em aulas livres com a Prof. Joana Godinho, participando também na sua Classe de Cenas de Ópera como Tenor, e em 2013 como Saxofonista na Banda Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, focando-se no Saxofone Tenor. Iniciou os seus estudos em Composição em 2014 na Academia de Música de…

Rafael Baptista

Nascido em 2002, Rafael Baptista iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Palmela em 2011, no Curso Básico de Música, tendo concluído o 8º Grau do Curso de Saxofone na classe do Professor João Pedro Silva, em 2020. Participou em vários eventos de cariz festivo e académico na sua terra, em Palmela, com diversas orquestras, grupos de música de câmara, e faz parte da Banda da Sociedade Filarmónica Humanitária desde 2015. Criou várias composições originais para diferentes conjuntos de instrumentos como orquestra ligeira, orquestra clássica, orquestra de sopros,…

Ricardo Almeida

Tirou o curso de guitarra clássica, no conservatório de música D.Dinis, com os professores Bruno Ribeiro e, predominantemente, com o maestro Nuno Sá. Teve como como professores de composição João Madureira e Lino Guerreiro, atualmente é aluno de Luis Tinoco. Compôs para diversos grupos como o Cluster Lab, Mix Ensemble, Orquestra de Câmara do CMDD tendo estreado peças e arranjos em locais como o Teatro Thalia, Teatro Tivoli BBVA entre outros.

Rodrigo Cardoso

Rodrigo Cardoso (1997), ingressou em 2007 na Academia de Música de Castelo de Paiva, onde estudou clarinete com Victor Pereira e composição musical com Ruben Andrade. Completou a sua licenciatura em composição musical em 2018 pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com os compositores João Madureira, Luis Tinoco e António Pinho Vargas. Em 2015, obteve o 1º prémio do concurso de composição séc. XXI, em 2018, recebeu o Gold Award no concurso International Oskar Rieding Project, sediado na Eslovénia e em 2019, obteve o 2º Prémio do…

Sara Marita

Sara Marita, nascida no Porto em 1999, iniciou os seus estudos musicais em 2005 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Braga) onde estudou piano e composição. Frequentou masterclasses, workshops e palestras com vários compositores, nomeadamente Annette Vande Gorne, Åke Parmerud, Dimitris Andrikopoulos, John Chowning, Daniel Teruggi, Mario Mary, Robert Normandeau, João Pedro Oliveira, Yan Maresz, entre outros, e estudou com compositores como Carlos Caires, Luís Tinoco, Jaime Reis, Paulo Bastos, entre outros. Actualmente está a terminar o Bacharelado em Composição Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa com Luís…

Sara Ross

Sara Ross (n.1989) nasceu na Ilha de São Miguel, nos Açores. De 2007 a 2010 participou do curso de Criação de Música Digital na Universidade de Teesside. Ao estudar lá, recebeu em 2009 a Menção Honrosa ao Melhor Pedaço Português no 10º Concurso de Música Electroacústica da Miso Music e no mesmo ano foi convidada para participar do Encontro Internacional / Visiones Sonoras em Morelia, México, com compositores como Alejandro Viñao, João Pedro Oliveira, entre outros. Tendo completado o curso, regressou a São Miguel com o objectivo de realizar estudos…

Sérgio Azevedo

Sérgio Azevedo nasceu em Coimbra, Portugal, em 1968. Estudou com Fernando Lopes-Graça na Academia de Amadores de Música e na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com Christopher Bochmann e Constança Capdeville, onde concluíu o Curso Superior de Composição com nota máxima. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais, entre os quais o “United Nations Prize” e o “Prémio Autores” (SPA) de 2010, e as suas obras são regularmente encomendadas e tocadas por prestigiosos intérpretes e orquestras, estando presentes em mais de 30 CD’s. Publicou dois livros, "A Invenção dos…

Sérgio Lopes

Sérgio de Oliveira Craveiro Lopes nasceu em Lisboa, no ano de 1997. Atualmente está a frequentar o 2º ano de Mestrado em Composição na ESML (Escola Superior de Música de Lisboa).Com 10 anos entrou para a Academia de Amadores de Música e mais tarde para a Escola de Música do Conservatório Nacional onde completou o Curso Oficial de Piano, 8º Grau. Nessa altura, desenvolveu também o gosto pela composição e escreveu as suas primeiras peças, onde o seu Trio para Flauta, Violoncelo e Piano, foi estreado em 2014 num Concurso…

Solange Azevedo

Solange Azevedo é uma compositora e artista plástica portuguesa. Iniciou a sua Licenciatura em Música: Composição no ano de 2014 e o seu Mestrado em Composição em 2017 ambos na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo; onde trabalhou com Carlos Azevedo, Filipe Vieira, Dimitrios Andrikopoulos e Eugénio Amorim. O seu mestrado é focado nas relações da composição musical com a pintura. Em 2018, foi uma dos dez selecionados para a Academia de Composição - Philippe Manoury, tendo tido aulas com o próprio e com Luca Francesconi; aí viu…

Telmo Lopes

Nasceu em Calhandriz, concelho de Vila Franca de Xira em 1973. Frequentou o curso secundário do Instituto Gregoriano de Lisboa, variante de Piano. É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Atualmente é mestrando em Música, variante de composição. Ao longo da sua vida produziu e dirigiu inúmeros trabalhos discográficos e espetáculos de artistas, peças de teatro e musicais tais como "Jesus Christ Supertstar", "West Side Story", "End of the Rainbow", "Wizard of Oz", "The Fiddler on the roof", "The Sound of Music" entre outros. Como…

Tiago Cabrita

Tiago Cabrita licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa onde foi orientado por João Madureira, Luís Tinoco e Carlos Marecos e em 2013 concluiu o Mestrado em Música (Composição) com orientação de António Pinho Vargas e Carlos Marecos com a Tese “Ressonância(s): Processos de Escrita Musical”. Frequentou masterclasses de Composição com Emmanuel Nunes, Marc-André Dalbavie, Peter Hamel e Ertugrul Sevsay. Ganhou o 1º Prémio no Concurso Internacional de Jovens Compositores da Cidade de Portimão na categoria de “Grupo Misto”, com a obra “Quasi una Maré”. Participou no…

Tomás Borralho

Tomás Borralho nasceu a 4 de Março de 1992, em Peniche. Iniciou os seus estudos musicais com Jorge Pereira em ATC e História da Música. É licenciado em Composição desde 2013 na Escola Superior de Música de Lisboa. Completou os seus estudos com a coordenação de António Pinho Vargas, Sérgio Azevedo e Luís Tinoco. Actualmente frequenta o Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Algumas obras estreadas incluem "Omni- Ausência" (2010), "Memórbida" (2011) "Dagnémit" (2012), "Ping 999" (2013), "Ping 001" (2016).