
A terceira sessão do ciclo VI conta a presença do compositor Carlos Caires e da pianista Ana Telles em torno da obra “Duetto 1” para piano e eletrónica.
CESEM.IPL | Performance e Contexto | Portfolios | MusicEd
MUSIVUS: A música de hoje na primeira e na segunda pessoa
mūsīvus, a, um, adj. musa, de ou da pertença das musas, artístico
—Como subst.: mūsīvum, i, n., = μουσεῖον, trabalho em mosaico, mosaico
O projecto MUSIVUS apresenta num contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete. Iniciado em 2018 este projecto conta já com 4 ciclos de 4 sessões cada, sendo que o tema de cada sessão se foca numa obra de um compositor convidado que é discutida e interpretada por um intérprete convidado. A APC introduziu, entretanto, um novo segmento In Memoriam, focando-se neste caso num compositor já falecido do século XX/XXI e decorrendo a conversa entre um compositor convidado e intérpretes que tenham contactado directamente com o compositor em foco. O primeiro segmento in memoriam foi dedicado a Constança Capdeville e o segundo a Jorge Peixinho.
O projecto MUSIVUS tem como objectivo nuclear a oferta de um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda. No final da sessão de diálogo, o instrumentista apresenta a obra que foi discutida durante a sessão.
Promovido pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional.
Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

[Conteúdo da responsabilidade da Associação Portuguesa de Compositores, publicada em Portfolios ao abrigo de protocolo de cooperação]

A quarta sessão do Ciclo V decorreu no dia 17 de Julho na Escola de Artes da Universidade de Évora e contou com a presença do Compositor Carlos Marecos que esteve à conversa com a Pianista Ana Telles, em torno da obra “A Casa do Cravo” para piano e electrónica em tempo real.