• Título da obra: Refração
  • Partitura: Refração
  • Compositor(a): Mariana Ribeiro
  • Ano de Composição: 2020
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Obras a solo (excluindo teclado)
  • Instrumentação detalhada: Oboé e Electrónica
  • Duração Total: 4'05"
  • Duração: - 5 min
  • Intérprete(s): Matilde Reyes - Oboé́

Esta peça, "Refração", constitui um diálogo entre dois intervenientes: o natural, o acústico, e o universo electrónico.
Ao longo da mesma, a electrónica interpela as intervenções do oboé, associando-se às mesmas com alturas e timbres análogos aos do instrumento. Esta peça explora as técnicas estendidas do oboé, como "beijinhos", multifónicos, o sopro para as chaves, expandindo algumas destas técnicas na electrónica, extrapolando o limiar do mundo acústico para o infinito mundo electroacústico.

"Refração" é o fenómeno que ocorre quando uma onda atravessa dois meios diferentes, o que provoca uma alteração na sua velocidade. Numa construção homótipa, as intervenções do oboé, o seu discurso neste diálogo, obtêm uma resposta refratada da eletrónica, que expande a sonoridade do instrumento.

 

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Mariana Ribeiro

Escola Superior de Música de Lisboa

Mariana Ribeiro, nascida em 2001, iniciou os seus estudos musicais em 2011, no Conservatório de Guimarães, onde estudou violino e composição, tendo como professor de composição o professorRúben Andrade. Em 2019, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou composição com os professores Jaime Reis, Sérgio Azevedo e Luís Tinoco.Compôs música acústica e eletroacústica, escrevendo para diversos conjuntos instrumentais.Entre as suas obras, destacam-se “Ulyssippo” (para violoncelo, contrabaixo e eletrónica), “Ausência” (para dois violinos), “Breathe” (para saxofone alto, contrabaixo, voz e piano) e “Butterfly Effect” (para ensemble de sopros).