Esta peça, "Refração", constitui um diálogo entre dois intervenientes: o natural, o acústico, e o universo electrónico.
Ao longo da mesma, a electrónica interpela as intervenções do oboé, associando-se às mesmas com alturas e timbres análogos aos do instrumento. Esta peça explora as técnicas estendidas do oboé, como "beijinhos", multifónicos, o sopro para as chaves, expandindo algumas destas técnicas na electrónica, extrapolando o limiar do mundo acústico para o infinito mundo electroacústico.
"Refração" é o fenómeno que ocorre quando uma onda atravessa dois meios diferentes, o que provoca uma alteração na sua velocidade. Numa construção homótipa, as intervenções do oboé, o seu discurso neste diálogo, obtêm uma resposta refratada da eletrónica, que expande a sonoridade do instrumento.
Mariana Ribeiro
Escola Superior de Música de Lisboa
Mariana Ribeiro, nascida em 2001, iniciou os seus estudos musicais em 2011, no Conservatório de Guimarães, onde estudou violino e composição, tendo como professor de composição o professorRúben Andrade. Em 2019, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou composição com os professores Jaime Reis, Sérgio Azevedo e Luís Tinoco.Compôs música acústica e eletroacústica, escrevendo para diversos conjuntos instrumentais.Entre as suas obras, destacam-se “Ulyssippo” (para violoncelo, contrabaixo e eletrónica), “Ausência” (para dois violinos), “Breathe” (para saxofone alto, contrabaixo, voz e piano) e “Butterfly Effect” (para ensemble de sopros).