• Título da obra: Saudade
  • Partitura: Saudade
  • Compositor(a): João Fonseca e Costa
  • Ano de Composição: 2016
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Pequeno ensemble (2-6 exec.)
  • Instrumentação detalhada: Soprano, Tenor, Violino, Violoncelo e Piano
  • Duração Total: 12'10"
  • Duração: 10 - 15 min
  • Intérprete(s): Inês Lopes - soprano Pedro Louzeiro - tenor Francisco Henriques - violino Carlos Soares - violoncelo João Pedro Guimas - piano Dir. João Barros

Saudade, nem sei bem por onde começar ou explicar o seu significado.
O poema de Tiago Gonçalves Pereira que utilizei para escrever esta canção tem como tema o título desta peça e é descrito como um sentimento que se expressa de diferentes maneiras, inclusive nos momentos mais inesperados. Para mim, a Saudade é sem dúvida uns dos sentimentos mais belos no ser humano, mas também pode ser melancólica, quando o sentimento é a ausência de alguém.


Ao escrever esta canção procurei retratar musicalmente o seu conceito através da procura de diversas sonoridades e timbres, que permitissem criar diferentes momentos musicais, como momentos líricos ou dramáticos e dessa forma tentar expressar as diferentes manifestações da Saudade, entre as vozes e os instrumentos.
Esta peça tem um enorme significado para mim, pois é dedicada aos meus dois avôs que já faleceram. Nesta peça está contida a minha expressão de Saudade por eles. Mas por outro lado, esta peça também marcou o início da procura de uma nova linguagem musical e por essa razão tive um enorme prazer em escrevê-la e sem dúvida tem um grande valor pessoal.

João Fonseca e Costa

 

Imagem do contacto

João Fonseca e Costa

Escola Superior de Música de Lisboa

João Fonseca e Costa (n.1994), natural de Ponta Delgada (Açores, Portugal) iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada em Violino com a Prof.ª Lídia Medeiros e mais tarde em Viola D´arco com a Prof.ª Shelly Ross. Em 2012 ingressou no Curso de Música, variante Composição, na Escola Superior Música de Lisboa (ESML) onde trabalhou com os professores Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, António Pinho Vargas, Carlos Caires, Carlos Marecos, José Luís Ferreira, Roberto Pérez e Carlos Fernandes, concluindo a Licenciatura em Composição em 2015. Realizou masterclasses de composição com o compositor Luigi Abbate. Do seu reportório já estreado destacam-se Saudade (2016) para ensemble, De Profundis (2016) para Coro e Orquestra de Sopros, Magnum Mysterium (2015) para Coro SATB a capella, Enigma (2014) para Clarinete Solo e Açores, descoberta de um novo mundo (2014) para Orquestra Sinfónica. A par da Composição mantém atividade como coralista no Coro de Câmara da ESML, no Coro Ricercare e no Ensemble Desafinados, tendo participado no 1º estágio do Coro Gulbenkian em 2016, que culminou num concerto dirigido pelo Maestro Gustavo Dudamel. Atualmente frequenta o 2º ano de Mestrado em Música na ESML, sob a orientação de Carlos Caires e é Bolseiro de Investigação FCT no CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical/Pólo do IPL-ESML.