Semana da Composição 2016

19 a 21 Maio | no Auditório Vianna da Motta da ESML

SEMANA DA COMPOSIÇÃO
Escola Superior de Música de Lisboa

https://www.esml.ipl.pt/index.php/actividades/item/4451-semana-da-composicao2016-da-esml-concertos

Cinco sensações… Dor. Histeria. Paz. Ansiedade. Liberdade. Todos nós já as vivemos, já as sentimos, já as ouvimos… Individualmente, ou ao mesmo tempo, estas sensações já se apoderaram de nós! E é assim, com estas cinco sensações que devemos ouvir esta música, pois cada andamento tenta retratar cada uma delas…a angústia da dor, a inquietação da histeria, a calma da paz, o nervosismo da ansiedade, e a inconstância da liberdade…

Ana Catarina Barros

 

Saudade, nem sei bem por onde começar ou explicar o seu significado.
O poema de Tiago Gonçalves Pereira que utilizei para escrever esta canção tem como tema o título desta peça e é descrito como um sentimento que se expressa de diferentes maneiras, inclusive nos momentos mais inesperados. Para mim, a Saudade é sem dúvida uns dos sentimentos mais belos no ser humano, mas também pode ser melancólica, quando o sentimento é a ausência de alguém.

Rumor quase branco: “… rumor branco que em si todos os rumores abrange os mundos todos.” (sic) Este excerto do romance Rumor Branco de Almeida Faria define bem o conceito de branco. É o Tudo: no som, a soma de todas as frequências; na luz, todas as cores. Este é o ponto de partida – o Tudo, o ruído – que vai sendo filtrado até ao som definido. Uma construção de subtracções. Depois de filtrado, o som torna-se definido, cada vez mais harmónico. Agora, uma construção de adições – a Harmonia.

João Caldas

No fundo do nosso ser deparamo-nos muitas vezes com sensações e desejos ocultos que nunca pensámos fazerem parte de nós. Esta peça é a descoberta de uma dessas entranhas, desde a estranheza e receio inicial até à aceitação de que esta também faz parte de quem somos.

André Cipriano

A ideia subjacente a “Enigmatic Icon” é a alusão a imagens paradigmáticas cujos símbolos, pensamentos e sensibilidades diferenciam os diversos credos. Esses “Icones” variam conforme a religião, sendo sustentados por tradições, comportamentos, moralidades… que marcam as suas crenças, valores culturais e formas de observar o mundo. No desenvolvimento desta composição teve especial relevância um olhar pessoal sobre os traços, cores e técnicas dos “ícones” dos diferentes credos, dando origem a gestos, timbres e sensações que produzem uma imagem, criando progressivamente o discurso musical.

Hugo Vasco Reis

nº7 - Appel 

nº9 - Paisagem
Ao Nuno Corte-Real

nº11 - …from the past, a postcard
A Christopher Bochmann

nº12 - Con semplicità
Ao Alexandre Delgado

Esta peça foi escrita tendo como material de base o mesmo material musical das peças 8 miniaturas para violoncelo e piano e 5 miniaturas para violoncelo solo escritas em 1999 e 2000 respectivamente.
Desde essa altura que tinha a intenção de escrever uma redução proporcional sobre as 8 miniaturas para o duo. Escrevi então as 5 miniaturas para violoncelo e depois estas 3 para piano. Se nas 8 miniaturas existe uma “viagem a dois” por diferentes universos musicais, nas 5 miniaturas o violoncelo faz o mesmo percurso mas condicionado pela sua viagem solitária.
Nestas 3 miniaturas o piano não revela o percurso entre os 3 universos musicais, mas limita-se a apresentá-los. Um primeiro andamento rápido e vigoroso, um segundo lento e lírico e um terceiro também lento, lírico, planante, onde o piano alarga as suas qualidades tímbricas, sem deixar de as integrar no discurso melódico que se verifica no final.

Este é um conjunto de 2 peças para piano solo escritas durante o meu primeiro ano na licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa. “Flip Point” foi escrito para um momento de dança de uma curta metragem sobre a fragmentação em Fernando Pessoa e “Obsession” foi escrito no contexto da disciplina de “Técnicas de Composição”, sendo um exercício baseado na forma Sonata.

Pedro F. Finisterra