
Yliathim, no original arábico (hilyah) pode ser traduzido por estado, condição, aparência ou forma que limita um corpo. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Marta Domingues
- Categoria: Semana da Composição 2019

Lisboa, em latim Ulyssippo, é a cidade evocada nesta peça para violoncelo, contrabaixo e electrónica. Os áudios da parte de eletrónica foram gravados na cidade de Lisboa e são captações do barulho do rio, das ruas, do vento, das obras, da rádio, do...
- Tipo: Artigo
- Autor: Mariana Ribeiro
- Categoria: Semana da Composição 2021

Esta peça foi escrita tendo como material de base o mesmo material musical das peças 8 miniaturas para violoncelo e piano e 5 miniaturas para violoncelo solo escritas em 1999 e 2000 respectivamente. Desde essa altura que tinha a intenção de escrever...
- Tipo: Artigo
- Autor: Carlos Marecos
- Categoria: Semana da Composição 2016

Cinco sensações… Dor. Histeria. Paz. Ansiedade. Liberdade. Todos nós já as vivemos, já as sentimos, já as ouvimos… Individualmente, ou ao mesmo tempo, estas sensações já se apoderaram de nós! E é assim, com estas cinco sensações que devemos ouvir esta...
- Tipo: Artigo
- Autor: Ana Catarina Barros
- Categoria: Semana da Composição 2016

Rumor quase branco: “… rumor branco que em si todos os rumores abrange os mundos todos.” (sic) Este excerto do romance Rumor Branco de Almeida Faria define bem o conceito de branco. É o Tudo: no som, a soma de todas as frequências; na luz, todas as...
- Tipo: Artigo
- Autor: João Caldas
- Categoria: Semana da Composição 2016

This piece wants to give an idea of recalls (richiami) which come from different directions, sometimes getting more intense or overlapping each other. The percussionist is confused and doesn’t know which one to follow, like he is lost in a crossroad...
- Tipo: Artigo
- Autor: Giovanni Zaniol
- Categoria: Semana da Composição 2018

Reflectir Reflectir não é sentir o coração. É resolver o complexo, torná-lo simples. É dar a entender mais do que o que vejo. Pensamento em plena interacção. Reflectir é, porém, meu problema. É um dilema eterno sem fim à vista. Nem sei o que hei-de...
- Tipo: Artigo
- Autor: João Llano
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

Esta obra musical foi iniciada numa altura em que me preparava para escrever uma série de quartetos. Desse modo, defini à partida que o número “quatro” fosse base do processo composicional, funcionando como um esqueleto deste trio.Assim, “Quéops” é uma...
- Tipo: Artigo
- Autor: Manuel Moreira
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

Esta peça explora as interacções entre a Harpa e Electrónica em tempo real numa mistura entre secções estruturalmente definidas e outras mais livres, com liberdade de improvisação, tendo o papel da electrónica uma dupla função: a síntese de sons e...
- Tipo: Artigo
- Autor: Pedro F. Finisterra
- Categoria: Semana da Composição 2015

Esta obra é dedicada ao meu amigo e jovem compositor polaco Jakub Montewka.Após uma conversa com este meu compositor amigo sobre a relação entre música e luz / cor, decidi explorar profundamente essa mesma ideia e daí surgiu esta obra. “Lekki”...
- Tipo: Artigo
- Autor: António Capela
- Categoria: Semana da Composição 2020

“Ping 999” foi composta como “peça-desafio” para Phillipe Trovão. Enquanto excelente saxofonista (e grande amigo), incitou-me a escrever algo que fosse tecnicamente exigente e que durasse cerca de 10 minutos. Confesso que, na altura, a ideia não foi...
- Tipo: Artigo
- Autor: Tomás Borralho
- Categoria: Peças Frescas 2013

Tudo se altera, portanto, tudo se assemelha. Da diferença provém o consenso e a possibilidade de fusão. Rodrigo Cardoso Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Rodrigo Cardoso
- Categoria: Performance Colaborativa FMH-ESML

Pequeno Concerto para Clarinete e Paisagem
Esta peça é um exercício sobre a construção de material musical a partir da manipulação geométrica de relações harmónicas entre um determinado conjunto de tons. Toda a harmonia é definida a partir de princípios acústicos baseados no timbre do clarinete...
- Tipo: Artigo
- Autor: Diogo Alvim
- Categoria: Fora de portas

Desafio sobre a capacidade de reconhecimento de números inteiros e operações de somar num mundo em que o desfasamento é tal que pode tornar o processo algo frágil. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: João Damas
- Categoria: Semana da Composição 2018

O mar que se quebra, para voz feminina, bailarino amplificado e eletrónica em tempo real e sob suporte, baseado no poema visual de Ana Hatherly com o mesmo nome. O mar que se quebra Um apelo ao intrínseco A subjetividade do impalpável e A metafísica da...
- Tipo: Artigo
- Autor: João Carlos Pinto
- Categoria: Performance Colaborativa FMH-ESML

O Universo não foi criado. ‘Nada’, por definição, não existe. Sendo que ‘nada’ não pode existir o que resta é a existência. A existência é infinita. Não tem início. Não tem fim. E, assim sendo, não tem criador. No entanto, existe uma origem do...
- Tipo: Artigo
- Autor: João Carlos Pinto
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

“A moeda do tempo Distraí-me e tu ali já não estavas vendeste ao tempo a glória do início e na mão recebeste a moeda fria com que o tempo pagou a tua entrada.” Gastão Cruz “A moeda do tempo”, 2006 Por vezes o tempo passa e nós não nos apercebemos, pelo...
- Tipo: Artigo
- Autor: André Mota
- Categoria: Semana da Composição 2017

Mercutio é um trio de percussão encomendado pelos MerakTrio para a prova final de música de câmara nível superior do PJM 2019. Depois de Falstaff que deu corpo a um duo, Mercutio é agora a obra no seu seguimento. Personagem de Romeu e Julieta de...
- Tipo: Artigo
- Autor: Miguel Sobral Curado
- Categoria: Fora de portas

Peça para saxofone alto, soprano e electrónica, com origem no ambiente que a garagem da ESML nos oferece. A partir do seu som característico tomado como base da peça, surge o saxofone que desenvolve algum desse espectro harmónico como solista ou como...
- Tipo: Artigo
- Autor: Telmo Lopes
- Categoria: Semana da Composição 2015

A música é tudo aquilo que eu quero. Tudo aquilo que eu procuro. É tudo o que eu não consigo explicar… Mas é também tudo o que (o intérprete e o ouvinte) quiser. Uma aproximação ao que nunca procurou e não vai ter. É, decerto, aquilo que conseguir...
- Tipo: Artigo
- Autor: Fábio Cachão
- Categoria: Semana da Composição 2015