“Ping 999” foi composta como “peça-desafio” para Phillipe Trovão. Enquanto excelente saxofonista (e grande amigo), incitou-me a escrever algo que fosse tecnicamente exigente e que durasse cerca de 10 minutos. Confesso que, na altura, a ideia não foi nada atractiva e até um pouco intimidante, mas o desafio era mútuo. Escrever para instrumento solista sempre teve para mim um peso diferente, é uma forma condensada da cadeia de comando “Compositor-Maestro-Intérprete”; o intérprete é maestro de si mesmo.
Quis incorporar mais que um desafio técnico, mas comecei por um elemento, ou neste caso, nome de andamento, que fosse só por si frustrante: “O mais rápido possível”; garanti que a fonte fosse inesgotável. Fora este primeiro andamento, toda a peça se rege quase inteiramente por semínima=90.
Era a minha intenção que a peça fosse, para além de teatral, pessoal, e por isso incluí muitas caesuras. Nesse sentido, tem um carácter muito pouco rígido, e por isso, de responsabilidade ainda maior para o intérprete. A teatralidade vem do contraste de dinâmicas, de “stomps” com o pé no chão, utilização do registo mais agudo do saxofone tenor e também de uma “referência/piada” recorrente de Nessum Dorma de Puccini com a melodia “Dó Lá Sol”, que aparece sempre alterada.
Reforço a ideia de que uma peça solista é muito pessoal, e deve ser ouvida e tocada como tal. São circunstâncias em que a disciplina e o ego do instrumentista interagem de forma diferente.
Tomás Borralho
Escola Superior de Música de Lisboa
Tomás Borralho nasceu a 4 de Março de 1992, em Peniche. Iniciou os seus estudos musicais com Jorge Pereira em ATC e História da Música. É licenciado em Composição desde 2013 na Escola Superior de Música de Lisboa. Completou os seus estudos com a coordenação de António Pinho Vargas, Sérgio Azevedo e Luís Tinoco. Actualmente frequenta o Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Algumas obras estreadas incluem "Omni- Ausência" (2010), "Memórbida" (2011) "Dagnémit" (2012), "Ping 999" (2013), "Ping 001" (2016).