Esta peça é um exercício sobre a construção de material musical a partir da manipulação geométrica de relações harmónicas entre um determinado conjunto de tons.
Toda a harmonia é definida a partir de princípios acústicos baseados no timbre do clarinete (harmónicos ímpares - progressão aritmética) e uma sequência de intervalos constantes (progressão geométrica) cujas frequências são aproximadas aos tons temperados mais próximos. A orquestra percorre os campos harmónicos que foram filtrados de forma a criar bandas de frequências de durações definidas que funcionam como figuras ou janelas harmónicas. Estas figuras sofrem processos baseados em técnicas tradicionais de contraponto como inversão, retrogradação, rotação e deslocação. É assim criada a “paisagem” harmónica, sobre a qual o clarinete explora relações melódicas.
A peça foi escrita no âmbito do primeiro ano do curso de composição da ESML sob orientação do professor Sérgio Azevedo e foi apresentada em 2008 no 6º Workshop para jovens compositores da Orquestra Gulbenkian, com Esther Georgie como solista e sob direcção de Joana Carneiro.
Diogo Alvim
Diogo Alvim studied architecture and composition in Lisbon. In 2016 he finished a PhD in Composition/ Sonic Arts at the Sonic Arts Research Centre in Belfast, focused on the relations between music and architecture.
He has been presenting his work in several events, of which: Gulbenkian Orchestra’s composers’ workshop (2008 and 2009), Festival Música Portuguesa Hoje (Orchestrutopica, 2008); Festival Synthèse 2009 (Bourges); Young Musicians Award 2009 (commissioned by RDP – Antena 2); ISMIR Conference 2012 (Porto); ICMC2012 (with Unlikely Places, Ljubljana); Festival Musica Viva (Lisbon, 2013); Notation in Contemporary Music Conference at Goldsmiths University (London, 2013), Ibrasotope#60, Centro Cultural São Paulo and MAC-USP (São Paulo, Brazil); Sounding Cities – Invisible Places (Viseu, 2014), Belfast Festival (with Matilde Meireles, 2014) and Sonorities Festival (with the Royal String Quartet, 2015), Do Liminar#6 (Zaratan Gallery, Lisbon, 2016), Habiter l’exposition The House of Dust (CNEAI, Pantin, France, 2017); Music for S, by Tânia Carvalho for the National Dance Company, with the Portuguese Symphony Orchestra (2018), Campo Próximo (Near Field), installation and concert at Convento São Francisco, Coimbra and at Lisboa Soa Festival (with Matilde Meireles, 2020).
In 2017 he co-created and directed Underscore, an international festival dedicated to music, sound and moving image in Lisbon. In May 2018 he was artist in residence at the Cité Internationale des Arts in Paris, for the Chantiers d’Europe programme – Theatre de la Ville.
He currently teaches Sound Arts at ESAD Caldas da Rainha, and is an integrated researcher at CESEM, Universidade Nova de Lisboa.
He also makes music for dance and theatre and develops collaborations with other artists/performers. He is part of the artist collective Osso where he coordinates research activities with Matilde Meireles.