Fora de portas

Apresentações de obras compostas por alunos/docentes da ESML/CESEM, em eventos não organizados pela ESML.

Mercutio é um trio de percussão encomendado pelos MerakTrio para a prova final de música de câmara nível superior do PJM 2019.

Depois de Falstaff que deu corpo a um duo, Mercutio é agora a obra no seu seguimento.

Personagem de Romeu e Julieta de Shakespeare, Mercutio é tempestuoso, temperamental e sexual.
Um bon vivant com um fim repentino e prematuro.

 

Atoms, particles, samples, grains, etc. Depending on the point of view everything can be one, or be one of many. A ray of light is one, but composed of many particles. This is true not only with light, but with everything we know about this physical world. A sound is a set of small particles, our own body is made of cells, our own society is composed of people, etc. Scientists will probably disagree with me, but since I can only conclude that reality depends on our perception. A set of sound particles, are they a single sound or a cluster of small joints? I don't know, it depends, from that, I just mused all this thought.

Finalist at the 1st Francisco Martins Award 2017 by the Orquestra Clássica do Centro.
Text and voice by Júlia Durand.
Written in 2017 as part of the composition portfolio of my first year (1º) of master's degree at the Escola Superior de Música de Lisboa.

Instante, para orquestra e electrónica, resulta de uma encomenda da RTP/Antena2 para o Concerto de Gala do Festival Jovens Músicos-edição de 2011. Trata-se de uma peça relativamente curta (cerca de dez minutos), articulada em 6 secções contrastantes.

Desde o início do processo de composição que a ideia de "radiofonia" esteve presente. Esta ideia origina a secção inicial, totalmente entregue à electrónica, e projecta-se mais à frente na forma da peça, através de mudanças rápidas entre secções aparentemente contrastantes. A electrónica, tão presente na parte inicial, vai perdendo protagonismo, pontuando apenas algumas passagens, regressando perto do fim, já não em oposição com a orquestra, mas antes em complementaridade e fusão.
Como mudar instante a instante, sem no entanto perder o arco global que liga o inicio ao fim?

 

Concatenação é uma peça constituída por três secções semi-independentes, às quais se podem juntar outras. A cada secção desta peça corresponde um campo harmónico trabalhado como um Modo. Os três campos harmónicos foram construídos segundo os mesmos processos, mas a partir de um elemento diferenciador - o intervalo base. Assim, a partir de uma fundamental- o Mi grave, é construído um acorde de intervalos constantes (de 5ª Perfeita na primeira secção apresentada, de 4ª Perfeita na segunda, e de 3ª Maior na terceira). Esse acorde base nunca está presente. Antes sofre deslocações de 41,2 Hz (a frequência do Mi grave), ou seja, a cada nota é somada e subtraída essa frequência (como uma modulação em anel), criando novos conjuntos de notas.

Esta peça é um exercício sobre a construção de material musical a partir da manipulação geométrica de relações harmónicas entre um determinado conjunto de tons.

Toda a harmonia é definida a partir de princípios acústicos baseados no timbre do clarinete (harmónicos ímpares - progressão aritmética) e uma sequência de intervalos constantes (progressão geométrica) cujas frequências são aproximadas aos tons temperados mais próximos. A orquestra percorre os campos harmónicos que foram filtrados de forma a criar bandas de frequências de durações definidas que funcionam como figuras ou janelas harmónicas. Estas figuras sofrem processos baseados em técnicas tradicionais de contraponto como inversão, retrogradação, rotação e deslocação. É assim criada a “paisagem” harmónica, sobre a qual o clarinete explora relações melódicas.