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Obras | Compositores

Fora de portas

Apresentações de obras compostas por alunos/docentes da ESML/CESEM, em eventos não organizados pela ESML.

Mercutio

Mercutio

Miguel Sobral Curado Fora de portas 29 dezembro 2019
  • Título da obra: Mercutio
  • Partitura: Mercutio
  • Compositor(a): Miguel Sobral Curado
  • Ano de Composição: 2019
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Pequeno ensemble (2-6 exec.)
  • Instrumentação detalhada: 3 Percussões.
  • Duração Total: 7'10''
  • Duração: 5 -10 min
  • Intérprete(s): MerakTrio António Machado, Francisco Cipriano e Pedro Tavares - percussão
  • 0:00

Mercutio é um trio de percussão encomendado pelos MerakTrio para a prova final de música de câmara nível superior do PJM 2019.

Depois de Falstaff que deu corpo a um duo, Mercutio é agora a obra no seu seguimento.

Personagem de Romeu e Julieta de Shakespeare, Mercutio é tempestuoso, temperamental e sexual.
Um bon vivant com um fim repentino e prematuro.

 

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Grains

Grains

Jorge Ramos Fora de portas 28 dezembro 2017
  • Título da obra: Grains
  • Partitura: Grains
  • Compositor(a): Jorge Ramos
  • Ano de Composição: 2017
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Orquestra
  • Instrumentação detalhada: 1+pic.2.1+Bcl.2/2.2.0.0/Tmp/6.5.4.3.2/electrónica
  • Duração Total: 12'30"
  • Duração: 10 - 15 min
  • Intérprete(s): Orquestra Clássica do Centro, dir. José Eduardo Gomes

Atoms, particles, samples, grains, etc. Depending on the point of view everything can be one, or be one of many. A ray of light is one, but composed of many particles. This is true not only with light, but with everything we know about this physical world. A sound is a set of small particles, our own body is made of cells, our own society is composed of people, etc. Scientists will probably disagree with me, but since I can only conclude that reality depends on our perception. A set of sound particles, are they a single sound or a cluster of small joints? I don't know, it depends, from that, I just mused all this thought.

Finalist at the 1st Francisco Martins Award 2017 by the Orquestra Clássica do Centro.
Text and voice by Júlia Durand.
Written in 2017 as part of the composition portfolio of my first year (1º) of master's degree at the Escola Superior de Música de Lisboa.

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Concatenação

Concatenação

Diogo Alvim Fora de portas 03 janeiro 2009
  • Título da obra: Concatenação
  • Partitura: Concatenação
  • Compositor(a): Diogo Alvim
  • Ano de Composição: 2009
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Orquestra
  • Instrumentação detalhada: 2.2.2(Bcl).2/2.2.0.0/Perc/0/4.4.2.2.2
  • Duração Total: 8'43''
  • Duração: 5 -10 min
  • Intérprete(s): Orquestra Gulbenkian, dir. Joana Carneiro.
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Concatenação é uma peça constituída por três secções semi-independentes, às quais se podem juntar outras. A cada secção desta peça corresponde um campo harmónico trabalhado como um Modo. Os três campos harmónicos foram construídos segundo os mesmos processos, mas a partir de um elemento diferenciador - o intervalo base. Assim, a partir de uma fundamental- o Mi grave, é construído um acorde de intervalos constantes (de 5ª Perfeita na primeira secção apresentada, de 4ª Perfeita na segunda, e de 3ª Maior na terceira). Esse acorde base nunca está presente. Antes sofre deslocações de 41,2 Hz (a frequência do Mi grave), ou seja, a cada nota é somada e subtraída essa frequência (como uma modulação em anel), criando novos conjuntos de notas.

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Pequeno Concerto para Clarinete e Paisagem

Pequeno Concerto para Clarinete e Paisagem

Diogo Alvim Fora de portas 03 janeiro 2008
  • Título da obra: Pequeno Concerto para Clarinete e Paisagem
  • Partitura: Pequeno Concerto para Clarinete e Paisagem
  • Compositor(a): Diogo Alvim
  • Ano de Composição: 2007
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Solista(s) e Orquestra
  • Instrumentação detalhada: Cl/3.1.0.1/3.1.0.0/0/0/2.1.1.1.1
  • Duração Total: 8'38''
  • Duração: 5 -10 min
  • Intérprete(s): Orquestra Gulbenkian, dir. Joana Carneiro. Esther Georgie - clarinete solo
  • 0:00

Esta peça é um exercício sobre a construção de material musical a partir da manipulação geométrica de relações harmónicas entre um determinado conjunto de tons.

Toda a harmonia é definida a partir de princípios acústicos baseados no timbre do clarinete (harmónicos ímpares - progressão aritmética) e uma sequência de intervalos constantes (progressão geométrica) cujas frequências são aproximadas aos tons temperados mais próximos. A orquestra percorre os campos harmónicos que foram filtrados de forma a criar bandas de frequências de durações definidas que funcionam como figuras ou janelas harmónicas. Estas figuras sofrem processos baseados em técnicas tradicionais de contraponto como inversão, retrogradação, rotação e deslocação. É assim criada a “paisagem” harmónica, sobre a qual o clarinete explora relações melódicas.

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