Cartas a Mia

• Partitura: Cartas a Mia
  • Compositor(a): Hugo Ribeiro
  • Ano de Composição: 2012
  • Categoria: Ensemble alargado (7+ exec.)

1+pic.1.1.1/1.1.1.0/1/0.1/1.1.1.1.1

• Duração: 10 - 15 min

ClusterLAB - Dir. Carlos Marecos

Cartas a Mia

No seguimento da peça Carta a Kundera (escrita em 2007), Cartas a Mia (2012) representa a minha segunda homenagem a um escritor que, de uma forma mais ou menos indireta, tem estado presente na minha vida artística.
Mia Couto é natural de Moçambique e escreve, entre muitas outras coisas, acerca das lendas, motivações, depressões e sonhos do povo da sua terra.
Estas cartas não têm a intenção de ser descritivas mas… cartas. Como quem escreve uma carta a uma outra pessoa, estas falam mais do remetente do que do destinatário.
Para cada um dos primeiros 4 andamentos, inspirei-me em pequenas frases retiradas de diferentes livros de Mia Couto, completamente removidas do seu contexto original. O meu interesse nestas pequenas linhas foi principalmente fonético. Assim:

I. – …nem barulho nem era.
II. – …divagar, devagar…
III. - …se cintilhaçou em mil estrelinhações.
IV. - …o silêncio é música em estado de gravidez.

V. – Nota do tradutor

Evento/Concerto/Projecto Semana da Composição 2019
Hugo Ribeiro

Hugo Ribeiro nasceu em Lisboa em 1983 e iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas, onde estudou com Vera Belozorovitch (Piano) e Carlos Marecos (Análise e Técnicas de Composição).
Terminou o curso de composição em 2005 na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Luís Tinoco, António Pinho Vargas, Christopher Bochmann, entre outros.
Em 2007 concluiu o mestrado em composição na Royal Academy of Music em Londres com Simon Bainbridge e Paul Patterson. Nesta instituição obteve os prémios ‘Lena Pritchard Green’ e ‘Ismena Holland’ e teve a oportunidade de trabalhar com Sir Peter Maxwell Davies, Martin Bresnick, David Sawer e Bent Sørensen e com os agrupamentos COMA London, BBC Singers e Royal Academy Soloists.
Durante o seu tempo de estudos em Londres foi bolseiro do Centro Nacional de Cultura - ‘Bolsa Jovens Criadores’.
Em Janeiro de 2012 doutorou-se pela Canterbury Christ Church University, também no Reino Unido.

www.hugoribeiro.pt/