Obras e Textos

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Excerto de Aspen Tree, de Marta Domingues

 

Nesta secção incluem-se obras acompanhadas de textos com elas relacionados: poderão ser memórias descritivas,  artigos de investigação, dissertações ou relatórios de mestrado, mas também textos de carácter menos formal sobre análise, técnica de composição, sobre o processo criativo, motivações , contextos, etc.

[seccão em construção]

Бориска Колоколa (Boriska Bells) is a hommage to the russian director Andrei Tarkovsky (1932-1986). Boriska is a fictional character from the soviet biographical historical drama Andrei Rublev (1966), a young boy that starts the endeavor of building a bell. The film is loosely based on the life of Andrei Rublev, a 15th century russian Icon painter. The plot turns around for the main character when he witnesses the casting of a bell for the Grand Prince. Boriska is the son of a bellmaker that all is family died from the…
Evento/Concerto/Projecto Obras e Textos
2024

Temptations

Compositor(a)
The triptych Tentações de Santo Antão (Temptation of Saint Anthony) is an oil painting on wood panels from the XVI century by the Netherlandish painter Hieronymus Bosch (1450-1516). The painting portraits the physical, mental and spiritual torments endured by S. Anthony the Great, a common subject in Medieval and Renaissance art. Like in other Bosch’s works, this triptych uses a unique and fantastic imagery. The painting hangs in the Museu Nacional de Arte Antiga in Lisbon and since my childhood is one of the places I often visit, just to…
Evento/Concerto/Projecto Obras e Textos
    Face a uma formação de tal modo sobrecarregada de história, abundante nas suas conotações individuais e estilísticas – de Haydn e Mozart, de Beethoven e Schubert a Brahms, à Segunda Escola de Viena e a Bartók… – sobrevem hoje uma impressão de quase extemporaneidade ao aceitarmos compor para quarteto de cordas.O compositor pode assumir toda ou uma parte da história e da tradição que o precedem ou, pelo contrário, recusá-las num acesso de niilismo (por ato singular ou doutrina estética), procurando fazer delas tábua rasa. As duas opções…
Evento/Concerto/Projecto Obras e Textos
2022

Conjuntos

Compositor(a)
Improvisação, abertura e escrita em Conjuntos, para flauta e piano Breve comentário por Nariá Assis.   Conjuntos é uma peça composta em 2010, fruto de um trabalho de colaboração meu com a flautista Marina Bonfim. A premissa inicial desta composição foi combinar, entre as partes do piano e da flauta, trechos totalmente escritos em partitura convencional com trechos que comportam alguma abertura e espaço para improvisação. Esta combinação ocorre de forma alternada durante a peça ao longo de quatro partes, conforme o esquema observado na Tabela 1.   Modelo formal…
Evento/Concerto/Projecto Obras e Textos
Ana Telles | Universidadede Évora / CESEM   Abstract: Christopher Bochmann's pianistic language is based on a fairly conventional instrumental technique, inherited from the 19th century pianistic tradition, yet encompassing characteristic features developed by authors associated with the 2nd Viennese School and post-serialism, as well as significant experiences in the fields of free forms and aleatoric music. The permeability to a neoclassical sensibility, probably stimulated by contact with Nadia Boulanger in the formative years, has remained over time and manifests itself from time to time, both in the use of…
Evento/Concerto/Projecto Obras e Textos
2017

Grains

Compositor(a)
Atoms, particles, samples, grains, etc. Depending on the point of view everything can be one, or be one of many. A ray of light is one, but composed of many particles. This is true not only with light, but with everything we know about this physical world. A sound is a set of small particles, our own body is made of cells, our own society is composed of people, etc. Scientists will probably disagree with me, but since I can only conclude that reality depends on our perception. A set…
Evento/Concerto/Projecto Fora de portas, Obras e Textos
2011

Paralaxe

Compositor(a)
Paralaxe é a diferença na posição aparente de um objecto observado de pontos de vista distintos. Esta peça pretende estabelecer uma relação entre o material musical e o espaço de escuta. A partir da analogia entre a flauta e o corredor, a som desenvolve processos mais ou menos lineares de atraso e reverberação, convidando os ouvintes a percorrerem o espaço e alterarem o seu ponto de escuta. A alteração da perspectiva sonora, e a utilização de elementos arquitectónicos como fontes sonoras pretende integrar a própria arquitectura no discurso musical.  
Evento/Concerto/Projecto Obras e Textos
2010

Intimidade

Compositor(a)
A peça Intimidade foi escrita entre o final de 2010 e o princípio de 2011 e é dedicada ao AiDuo de Artur Mendes e Iryna Brazhnik.Escrevi nas Notas de Programa da estreia (em Maio de 2012 nos Jardins de Inverno do Teatro S. Luiz em Lisboa): “Intimidade é um conjunto de vários espaços diferentes, profundos, onde existem monólogos, diálogos e verdadeiros (des)encontros entre duas pessoas. Intimidade é um leque variado…da ternura ao ímpeto, do mistério à total transparência…Intimidade é isso mesmo, o que está por dentro. É algo que é…
Evento/Concerto/Projecto Obras e Textos
2020

Aspen Tree

Compositor(a)
Soube imediatamente que era possível criar imagens maravilhosas no local… Estávamos na sombra das montanhas, a luz era fresca e sossegada e o vento não estava agitado. Os troncos das árvores de Aspen eram esverdeados e as folhas um amarelo vibrante. O chão da floresta estava coberto de arbustos avermelhados. Era silencioso e visualmente calmo, e seria ideal para uma fotografia a cores.   No entanto, Ansel Adams imaginou-a a preto e branco.Realidade circunscrita numa fotografia cujo propósito é o seu próprio afastamento.
2018

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Compositor(a)
Sussurro de autómatos eléctricos, bzzz cling clang pim pum, o frémito dos utensílios e engenhos de todo o tipo que nos rodeiam o quotidiano, o contínuo entre concreto e abstracto, o ruído como bloco em bruto a partir do qual se esculpe um universo de possibilidades sonoras e, reciprocamente, os sons que em si carregam a memória ou a fantasia do ruído de onde brotaram. Puro e impuro. Um catálogo de transições, sinal quebrado, interrompido, cortado por intromissões, tanto ilídimas como forçosas. Uma melodia obstinada, ubíqua, uma vez e outra,…