Nuno Trocado

Nuno Trocado

Nuno Trocado é um guitarrista e compositor que cruza várias constelações musicais contemporâneas. Interessa-se em especial pela combinação entre a espontaneidade da improvisação e o rigor da composição algorítmica, pelo ruído nas suas várias acepções e pela colaboração com outros músicos e artistas de diferentes disciplinas.

Nuno Trocado é licenciado em Jazz/Guitarra e mestre em Composição e Teoria Musical pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto. Estudou ainda na Escola de Jazz do Porto, onde também foi professor.

Entre outros projectos que até hoje trouxe a público, destaca-se Cotovelo, um cruzamento entre música e monólogo teatral que é o resultado de uma encomenda do Festival Guimarães Jazz, em parceria com a associação Porta-Jazz, e que a Fundação GDA decidiu apoiar em 2018/2019. Como compositor, escreveu para várias formações instrumentais e apresentou obras de música electro-acústica. A peça 2458208, para ensemble e electrónica, foi gravada em disco pelo Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE e a partitura publicada pela editora MPMP. Contribuiu como guitarrista e com ruídos vários para os dois álbuns até à data editados pelo colectivo Pãodemónio. Em 2019 lançou o disco Vestiges, em colaboração com o contrabaixista Sérgio Tavares e o multi-instrumentista britânico Tom Ward.