Obras e Textos

textmusic

Excerto de Aspen Tree, de Marta Domingues

 

Nesta secção incluem-se obras acompanhadas de textos com elas relacionados: poderão ser memórias descritivas,  artigos de investigação, dissertações ou relatórios de mestrado, mas também textos de carácter menos formal sobre análise, técnica de composição, sobre o processo criativo, motivações , contextos, etc.

[seccão em construção]

Ana Telles | Universidadede Évora / CESEM   Abstract: Christopher Bochmann's pianistic language is based on a fairly conventional instrumental technique, inherited from the 19th century pianistic tradition, yet encompassing characteristic features developed by authors associated with the 2nd Viennese School and post-serialism, as well as significant experiences in the fields of free forms and aleatoric music. The permeability to a neoclassical sensibility, probably stimulated by contact with Nadia Boulanger in the formative years, has remained over time and manifests itself from time to time, both in the use of…
Evento/Concerto/Projecto Obras e Textos
2017

Grains

Compositor(a)
Atoms, particles, samples, grains, etc. Depending on the point of view everything can be one, or be one of many. A ray of light is one, but composed of many particles. This is true not only with light, but with everything we know about this physical world. A sound is a set of small particles, our own body is made of cells, our own society is composed of people, etc. Scientists will probably disagree with me, but since I can only conclude that reality depends on our perception. A set…
Evento/Concerto/Projecto Fora de portas, Obras e Textos
2011

Paralaxe

Compositor(a)
Paralaxe é a diferença na posição aparente de um objecto observado de pontos de vista distintos. Esta peça pretende estabelecer uma relação entre o material musical e o espaço de escuta. A partir da analogia entre a flauta e o corredor, a som desenvolve processos mais ou menos lineares de atraso e reverberação, convidando os ouvintes a percorrerem o espaço e alterarem o seu ponto de escuta. A alteração da perspectiva sonora, e a utilização de elementos arquitectónicos como fontes sonoras pretende integrar a própria arquitectura no discurso musical.  
Evento/Concerto/Projecto Obras e Textos
2010

Intimidade

Compositor(a)
A peça Intimidade foi escrita entre o final de 2010 e o princípio de 2011 e é dedicada ao AiDuo de Artur Mendes e Iryna Brazhnik.Escrevi nas Notas de Programa da estreia (em Maio de 2012 nos Jardins de Inverno do Teatro S. Luiz em Lisboa): “Intimidade é um conjunto de vários espaços diferentes, profundos, onde existem monólogos, diálogos e verdadeiros (des)encontros entre duas pessoas. Intimidade é um leque variado…da ternura ao ímpeto, do mistério à total transparência…Intimidade é isso mesmo, o que está por dentro. É algo que é…
Evento/Concerto/Projecto Obras e Textos
2020

Aspen Tree

Compositor(a)
Soube imediatamente que era possível criar imagens maravilhosas no local… Estávamos na sombra das montanhas, a luz era fresca e sossegada e o vento não estava agitado. Os troncos das árvores de Aspen eram esverdeados e as folhas um amarelo vibrante. O chão da floresta estava coberto de arbustos avermelhados. Era silencioso e visualmente calmo, e seria ideal para uma fotografia a cores.   No entanto, Ansel Adams imaginou-a a preto e branco.Realidade circunscrita numa fotografia cujo propósito é o seu próprio afastamento.
2018

2458208

Compositor(a)
Sussurro de autómatos eléctricos, bzzz cling clang pim pum, o frémito dos utensílios e engenhos de todo o tipo que nos rodeiam o quotidiano, o contínuo entre concreto e abstracto, o ruído como bloco em bruto a partir do qual se esculpe um universo de possibilidades sonoras e, reciprocamente, os sons que em si carregam a memória ou a fantasia do ruído de onde brotaram. Puro e impuro. Um catálogo de transições, sinal quebrado, interrompido, cortado por intromissões, tanto ilídimas como forçosas. Uma melodia obstinada, ubíqua, uma vez e outra,…