
Бориска Колоколa (Boriska Bells)
Cláudio de Pina | CESEM Бориска Колоколa (Boriska Bells) is a hommage to the russian director Andrei Tarkovsky (1932-1986). Boriska is a fictional character from the soviet biographical historical drama Andrei Rublev (1966), a young boy that starts the...
- Tipo: Artigo
- Autor: Cláudio de Pina
- Categoria: Obras e Textos

Yliathim, no original arábico (hilyah) pode ser traduzido por estado, condição, aparência ou forma que limita um corpo. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Marta Domingues
- Categoria: Semana da Composição 2019

Untied scrawls, preenchida de pensamentos desligados, soltos, variados, frases articuladas e gestos simples sucedem-se como rabiscos desatados… Isabel Pires Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Isabel Pires
- Categoria: Old is New (concerto 2)

A escrita desta obra deu-se no âmbito do meu mestrado em composição cujo objeto de estudo é a relação da pintura com a composição musical. Neste sentido, a escrita desta obra iniciou-se pelo estímulo visual de uma pintura de Wassily Kandinsky e da...
- Tipo: Artigo
- Autor: Solange Azevedo
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

Lisboa, em latim Ulyssippo, é a cidade evocada nesta peça para violoncelo, contrabaixo e electrónica. Os áudios da parte de eletrónica foram gravados na cidade de Lisboa e são captações do barulho do rio, das ruas, do vento, das obras, da rádio, do...
- Tipo: Artigo
- Autor: Mariana Ribeiro
- Categoria: Semana da Composição 2021

Esta peça foi escrita tendo como material de base o mesmo material musical das peças 8 miniaturas para violoncelo e piano e 5 miniaturas para violoncelo solo escritas em 1999 e 2000 respectivamente. Desde essa altura que tinha a intenção de escrever...
- Tipo: Artigo
- Autor: Carlos Marecos
- Categoria: Semana da Composição 2016

Tir’d with all these, for restful death I cry
“(…) Tired with all these, from these would I be gone, Save that, to die, I leave my love alone.” (William Shakespeare, Soneto 66) A propósito de Tir'd with all these, for restful death I cry" Tir’d with all these, for restful death i cry, para Flauta,...
- Tipo: Artigo
- Autor: Pedro Latas
- Categoria: Semana da Composição 2019

Tertúlia (2018) é uma obra composta para o Grupo de Música Contemporânea da Universidade de Évora; é uma de dez peças escritas para a respectiva formação anual deste grupo. A peça é uma sequência de várias secções de características diferentes. A...
- Tipo: Artigo
- Autor: Christopher Bochmann
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

Esta peça é inspirada em quatro terras do interior de Portugal: – Paul, na Beira-Baixa; Reguengos de Monsaraz, no Alentejo; Miranda do Douro e Paradela, em Trás-os-Montes. No interior de uma linguagem que não é tonal, modal, nem atonal; algumas...
- Tipo: Artigo
- Autor: Carlos Marecos
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

Cláudio de Pina | CESEM The triptych Tentações de Santo Antão (Temptation of Saint Anthony) is an oil painting on wood panels from the XVI century by the Netherlandish painter Hieronymus Bosch (1450-1516). The painting portraits the physical, mental...
- Tipo: Artigo
- Autor: Cláudio de Pina
- Categoria: Obras e Textos

Esta é a última obra composta por José Luís Ferreira, colega e amigo que nos deixou em 2018. Spinning II (2017), para piano a quatro mãos, não foi estreada em vida do autor, não chegando sequer a existir o contacto entre compositor e intérpretes sobre...
- Tipo: Artigo
- Autor: José Luís Ferreira
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

Song of Happiness é o resultado de uma obra com uma forte passagem em forma de canção em que juntei duas das atividades que me fazem mais feliz, a de escrever música e a de fazer música. Trata-se de uma live-performance com um grau acrescido de...
- Tipo: Artigo
- Autor: Jorge Ramos
- Categoria: Semana da Composição 2018

Six Portraits of Pain (versão de 2005)
Notas Dispersas sobre “Six Portraits of Pain” 1. Esta peça tem uma relação com seis textos que escolhi. Não é uma peça programática no sentido habitual do termo (como poderia ser?) mas os textos habitam a obra. Estão escritos na partitura e aos músicos...
- Tipo: Artigo
- Autor: António Pinho Vargas
- Categoria: Orquestras e agrupamentos alargados da ESML

Simos, somos. Creio que perdeu a cabeça. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Eva Aguilar
- Categoria: Semana da Composição 2021

Scintilla possui na sua electrónica o poema de Anne Öhrling Dersèn. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Diogo Batista
- Categoria: Semana da Composição 2021

Saudade, nem sei bem por onde começar ou explicar o seu significado. O poema de Tiago Gonçalves Pereira que utilizei para escrever esta canção tem como tema o título desta peça e é descrito como um sentimento que se expressa de diferentes maneiras,...
- Tipo: Artigo
- Autor: João Fonseca e Costa
- Categoria: Semana da Composição 2016

A peça “Run”, finalizada em 2017, é uma primeira experiência ambos na escrita para a Orquestra Contemporânea da Universidade de Évora e na escrita baseada em material cinematográfico, onde o tema é inspirado no filme “Forrest Gump”. A peça, no formato...
- Tipo: Artigo
- Autor: Pedro Nunes
- Categoria: Semana da Composição 2018

Esta peça procura expor diferentes partes do dia de um indivíduo que se vê como uma peça de uma grande máquina, a Cidade. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: André Simões
- Categoria: Semana da Composição 2018

This piece wants to give an idea of recalls (richiami) which come from different directions, sometimes getting more intense or overlapping each other. The percussionist is confused and doesn’t know which one to follow, like he is lost in a crossroad...
- Tipo: Artigo
- Autor: Giovanni Zaniol
- Categoria: Semana da Composição 2018

Esta peça, "Refração", constitui um diálogo entre dois intervenientes: o natural, o acústico, e o universo electrónico. Ao longo da mesma, a electrónica interpela as intervenções do oboé, associando-se às mesmas com alturas e timbres análogos aos do...
- Tipo: Artigo
- Autor: Mariana Ribeiro
- Categoria: Semana da Composição 2021