Prelúdio para uma noite em mar alto

• Partitura: Prelúdio para uma noite em mar alto
  • Compositor(a): Pedro Moreno-Beirão
  • Ano de Composição: 2016
  • Categoria: Pequeno ensemble (2-6 exec.)

Violeta e Vibrafone.

• Duração: 10 - 15 min

Milan Radočaj - violeta
    Sandra Pérez - vibrafone

Prelúdio para uma noite em mar alto

“Prelúdio para uma noite em mar alto” é uma peça composta para o festival Peças Frescas Açores 2016. A mesma partiu duma reflexão do compositor sobre um dos ofícios mais complicados de todos: o da pesca. A música pretende enunciar a inquietação e o nervosismo dum pescador no momento antes de embarcar. No entanto há coisas que, por mais que imaginemos, nunca conseguiremos saber como são na realidade. Como será estar sozinho? Quão difícil será regressar? Vai-se regressar sequer? E se não se regressar? O que se deixa para trás? Quantos vão chorar? Só quem poderá responder a estas e outras perguntas são as pessoas que a peça tenta representar. Muitos de nós nunca poderão respondê-las, pois (graças a sacríficio dos primeiros) nós nunca saberemos o que é passar uma noite em mar alto.

Evento/Concerto/Projecto Semana da Composição 2017
Pedro Moreno-Beirão

Natural de Moura, nasceu em Beja a 9 de Abril de 1997. Começou os estudos musicais aos 8 anos na Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos”, em trompete, ingressando mais tarde no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, onde concluiu o 5º grau no mesmo instrumento. Em 2012 começa a estudar na Escola Profissional Metropolitana, onde integra a classe de trompete do professor Filipe Coelho. Tem aqui o primeiro contacto com o ensino de composição, tendo como seu orientador o professor e compositor Lino Guerreiro, sob incentivo do qual escreve as suas primeiras peças. Concluiu os estudos nesta escola em 2015, recebendo a classificação máxima de 20 valores na vertente escrita da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), que consistiu num trabalho de investigação em torno das práticas do cante alentejano e nas vicissitudes que a sua (à altura) eventual patrimonialização por parte da UNESCO poderia trazer às mesmas. Estuda desde então composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde frequenta o 2º ano de licenciatura sob orientação do professor Sérgio Azevedo. É um dos membros fundadores do coro Sine Nomine, cuja actividade teve início em 2013 e cujo repertório incide sobre variados temas. Para além de já ter composto para este agrupamento, também o dirige regularmente.