Pedro Moreno-Beirão

Natural de Moura, nasceu em Beja a 9 de Abril de 1997. Começou os estudos musicais aos 8 anos na Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos”, em trompete, ingressando mais tarde no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, onde concluiu o 5º grau no mesmo instrumento. Em 2012 começa a estudar na Escola Profissional Metropolitana, onde integra a classe de trompete do professor Filipe Coelho. Tem aqui o primeiro contacto com o ensino de composição, tendo como seu orientador o professor e compositor Lino Guerreiro, sob incentivo do qual escreve as suas primeiras peças. Concluiu os estudos nesta escola em 2015, recebendo a classificação máxima de 20 valores na vertente escrita da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), que consistiu num trabalho de investigação em torno das práticas do cante alentejano e nas vicissitudes que a sua (à altura) eventual patrimonialização por parte da UNESCO poderia trazer às mesmas. Estuda desde então composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde frequenta o 2º ano de licenciatura sob orientação do professor Sérgio Azevedo. É um dos membros fundadores do coro Sine Nomine, cuja actividade teve início em 2013 e cujo repertório incide sobre variados temas. Para além de já ter composto para este agrupamento, também o dirige regularmente.

Evento/Concerto/Projecto Semana da Composição 2017