CESEM.IPL | Performance e Contexto | Portfolios | MusicEd

Portfolios
Obras | Compositores

Semana da Composição 2020

18 a 23 Maio | Live no Facebook

SEMANA DA COMPOSIÇÃO
Escola Superior de Música de Lisboa

Polekki, op. 17

Polekki, op. 17

António Capela Semana da Composição 2020 31 maio 2020
  • Título da obra: Polekki, op. 17
  • Partitura: Polekki, op. 17
  • Compositor(a): António Capela
  • Ano de Composição: 2020
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Teclado Solo
  • Instrumentação detalhada: Piano Solo
  • Duração Total: 5'08"
  • Duração: 5 -10 min
  • Intérprete(s): António Capela

Esta obra é dedicada ao meu amigo e jovem compositor polaco Jakub Montewka.Após uma conversa com este meu compositor amigo sobre a relação entre música e luz / cor, decidi explorar profundamente essa mesma ideia e daí surgiu esta obra. “Lekki” significa luzsuave em polaco e “Po”, é um prefixo que acrescentei, seguido o estilo do grande poeta Bolesław Leśmian, desta forma procurei uma maior proximidade fonética ao vocábulo“polaco”.
Tem uma estrutura simples de ABA. Melodicamente situa-se algures entre Richard Strauss e Béla Bartok, e harmonicamente fui buscar muito de Claude Debussy e Olivier Messiaen.

Ler mais...
Lugar Comum

Lugar Comum

Ana Roque Antunes Semana da Composição 2020 26 maio 2020
  • Título da obra: Lugar Comum
  • Partitura: Lugar Comum
  • Compositor(a): Ana Roque Antunes
  • Ano de Composição: 2020
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Pequeno ensemble (2-6 exec.)
  • Instrumentação detalhada: Violoncelo, Contrabaixo e Electrónica
  • Duração Total: 2'36"
  • Duração: - 5 min
  • Intérprete(s): Pedro do Carmo - violoncelo Fábio Pascoal - contrabaixo

A peça baseia-se na ideia de multiculturalidade e de espaço sem fronteiras, numa visão do mundo como um Lugar Comum a todos. Encontra-se ainda em processo de composição, pelo que o que é apresentado é apenas um breve excerto. Aceitando o grande desafio de fazer música de câmara à distância, a peça foi inteiramente tocada e gravada em situação de confinamento, durante o mês de abril de 2020.

 

[excerto, work in progress]

 

Ler mais...
H2O

H2O

Gualter Silva Semana da Composição 2020 26 maio 2020
  • Título da obra: H2O
  • Partitura: H2O
  • Compositor(a): Gualter Silva
  • Ano de Composição: 2020
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Obras a solo (excluindo teclado)
  • Instrumentação detalhada: Guitarra e Electrónica
  • Duração Total: 2'28"
  • Duração: - 5 min
  • Intérprete(s): Tomás Arsénio - guitarra

Esta peça tem como objetivo levar o ouvinte a apreciar a beleza dos sons da natureza, mais concretamente da água do mar. Sendo que estes elementos sonoros fazem parte do meu ser enquanto pessoa, naturalmente refletem-se na minha obra. Todas as técnicas utilizadas tanto musicalmente como em vídeo têm esse movimento ondular, como notamos no mar. O seu título é retirado do símbolo químico da água.

Ler mais...
Ensaio perspético

Ensaio perspético

André Simões Semana da Composição 2020 25 maio 2020
  • Título da obra: Ensaio perspético
  • Partitura: Ensaio perspético
  • Compositor(a): André Simões
  • Ano de Composição: 2020
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Obras a solo (excluindo teclado)
  • Instrumentação detalhada: Guitarra e Electrónica
  • Duração Total: 7'00"
  • Duração: 5 -10 min
  • Intérprete(s): Rúben Monteiro - Guitarra

A refração da luz gerada por uma lente consegue alterar o modo como nós apreendemos a realidade. Deste modo, esta peça é um ensaio sobre as refrescantes realidades observadas através de diversas lentes, tendo a eufórica experimentação como principal foco.

Ler mais...
Artificial Intelligence

Artificial Intelligence

Ricardo Almeida Semana da Composição 2020 20 maio 2020
  • Título da obra: Artificial Intelligence
  • Partitura: Artificial Intelligence
  • Compositor(a): Ricardo Almeida
  • Ano de Composição: 2020
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Obras a solo (excluindo teclado)
  • Instrumentação detalhada: Fagote e Electrónica
  • Duração Total: 6'26"
  • Duração: 5 -10 min
  • Intérprete(s): Sílvio Almeida - Fagote

Artificial intelligence é uma obra que comecei a compor no final de 2019. Numa contemplação sobre a criação artística eu realizo uma comparação entre a entidade criadora e o conceito tecnológico de inteligência artificial. Deste modo realizo uma pseudo-sátira na produção das artes atualmente, nomeadamente, da música como um conjunto de processos pré-estruturados de forma “artificial”. Essa comparação entre a mente humana com a “mente” tecnologica vai estar sempre presente na obra, visto que eu tento realizar composicionalmente processos com características programadas/sequenciais

Ler mais...
Declamações III

Declamações III

Hugo Xavier Almeida Semana da Composição 2020 18 maio 2020
  • Título da obra: Declamações III
  • Partitura: Declamações III
  • Compositor(a): Hugo Xavier Almeida
  • Ano de Composição: 2020
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Pequeno ensemble (2-6 exec.)
  • Instrumentação detalhada: Violoncelo, Contrabaixo e Electrónica
  • Duração Total: 3'49"
  • Duração: - 5 min
  • Intérprete(s): Pedro do Carmo - Violoncelo Raquel Araújo - Contrabaixo

A obra Declamação/ões, é um conjunto de 4 obras para instrumentos de arco, compostos entre 2019-20, que incluem, dois duetos com eletrónica, uma peça solo e electrónica e um quinteto de cordas, baseado no poema “Ignomínia” de Inês Vales que me foi dedicado.

Ler mais...
Declamação

Declamação

Hugo Xavier Almeida Semana da Composição 2020 05 março 2020
  • Título da obra: Declamação
  • Partitura: Declamação
  • Compositor(a): Hugo Xavier Almeida
  • Ano de Composição: 2019
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Obras a solo (excluindo teclado)
  • Instrumentação detalhada: Violino e Electrónica
  • Duração Total: 3'52"
  • Duração: - 5 min
  • Intérprete(s): Beatriz Costa - Violino

A obra Declamação/ões, é um conjunto de 4 obras para instrumentos de arco, compostos entre 2019-20, que incluem, dois duetos com eletrónica, uma peça solo e electrónica e um quinteto de cordas, baseado no poema “Ignomínia” de Inês Vales que me foi dedicado.
Para construir as linhas musicais tocadas pelos instrumentistas é analisado espectralmente uma declamação do poema por uma jovem estudante de teatro.
As 5 diferentes linhas músicas compostas com relações rítmicas, tímbricas, melódicas e harmônicas entre si, são então subjugadas a diferentes contextos musicais, nomeadamente quinteto e duo ou solo com electrónica, criando assim uma experiência auditiva completamente diferente de uma mesma linha musical.

Ler mais...
Peça para violino e electrónica

Peça para violino e electrónica

Mariana Vieira Semana da Composição 2020 27 maio 2019
  • Título da obra: Peça para violino e electrónica
  • Partitura: Peça para violino solo e electrónica
  • Compositor(a): Mariana Vieira
  • Ano de Composição: 2019
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Obras a solo (excluindo teclado)
  • Instrumentação detalhada: Violino e Electrónica
  • Duração Total: 1'46"
  • Duração: - 5 min
  • Intérprete(s): Beatriz Costa - violino

Esta peça é um estudo sobre possibilidades de interação entre o violino e sons electrónicos, e pretende ter uma abordagem didática à prática da música mista. Os sons electrónicos derivam ora de sons sintetizados, sons de violino ou outros sons concretos que procuram estabelecer uma ligação principalmente gestual, mas também harmónica, com a parte de violino.

 

 

 

Ler mais...

          Logo IDICA horizontal 500px         

  • Home
  • O Projeto
  • Compositores/as
  • Obras e Textos
  • Coleções
  • Pesquisa e Filtro
  • Musivus
  • Autenticação