A obra Declamação/ões, é um conjunto de 4 obras para instrumentos de arco, compostos entre 2019-20, que incluem, dois duetos com eletrónica, uma peça solo e electrónica e um quinteto de cordas, baseado no poema “Ignomínia” de Inês Vales que me foi dedicado.
Para construir as linhas musicais tocadas pelos instrumentistas é analisado espectralmente uma declamação do poema por uma jovem estudante de teatro.
As 5 diferentes linhas músicas compostas com relações rítmicas, tímbricas, melódicas e harmônicas entre si, são então subjugadas a diferentes contextos musicais, nomeadamente quinteto e duo ou solo com electrónica, criando assim uma experiência auditiva completamente diferente de uma mesma linha musical.
Compondo uma metáfora à interpretação do poema em questão e dos sentimentos, visões e críticas sociais e humanas que dele são declamadas pela família dos instrumentos de corda friccionada.O auxílio da eletrónica na clarificação da transmissão destes sentimentos, visões e críticas é notado pela presença voz da atriz que declama o poema em conjunto com os instrumentistas.
Hugo Xavier Almeida
Escola Superior de Música de Lisboa
Hugo Xavier Almeida começou os seus estudos musicais em 2010 no conservatório de música de Sintra (CMS), no curso de trompete; Em 2016 mudou para a Escola de Música Nossa Senhora-do-cabo (EMNSC) onde estudou trompete, e composição na classe do professor e compositor Jaime Reis. Ao longo do seu percurso como estudante de composição já fez workshops, assistiu a palestras e contactou com compositores como: Dimitris Androkopoulos, Barry Truax, John Chowning, Agustin Castilla-Ávila, Cândido Lima, Nuno Henriques, Sara Carvalho, Evguine Zoudilkine, Sérgio Abdalla, Ake Parmerud, François Bayle, Francis Dhomont, Annette Vande Gorne, Mario Mary entre outros. Enquanto compositor já obteve peças tocadas tanto em território nacional em cidades como, Viana do castelo, Braga, Porto, Évora, Aveiro, Lisboa etc como internacional, Mónaco e Buenos-Aires. No presente encontra-se no 2º ano de Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa no curso de Composição e orgulha-se de ter sido o primeiro estudante de composição sócio da Associação Portuguesa de Compositores (APC).