Memória | Okiya Flor

4 personagens/1.1.1(ca).0.1(cfg)/1.0.1/3perc/hrp.pf/1.1.1.1.1/4sop.2bar

• Duração: 30+ min

ClusterLab - dir. Carlos Marecos

Em Memória | Okiya Flor, livremente inspirada no livro Memórias de uma Gueixa de Arthur Golden, realiza-se uma síntese dramática e poética das memórias de uma rapariga japonesa de olhos claros – a Aprendiza –, que perdeu a família no incêndio da sua aldeia e que, sem que lhe fosse dada escolha, foi admitida numa casa de gueixas (Okiya), pela respetiva proprietária e gerente – a Mãe. Na Okiya, a mais experiente (também a mais rentável) e mais bonita gueixa de todas – a Gueixa – vê a sua posição ameaçada por essa rapariga, que, com os seus tão raros olhos de água, poderá facilmente substituí-la, também na preferência do melhor cliente (e homem mais poderoso da região) – o Senhor -, o que vem a suceder. Porém, enquanto a Gueixa ama um jovem – o Rapaz – que não tem meios para a emancipar, mas com quem se encontra sem permissão, a Aprendiza apaixona-se pelo Senhor, acabando igualmente por ser preterida. Ambas se apercebem, então, da sua condição e, verdadeiramente, do valor da vida e da morte.

Erica Liane

Completou o 8º grau de piano na Escola de Musica do Conservatório Nacional, e completou a Licenciatura em Musica (Composição) na Escola Superior de Música de Lisboa. Obras estreadas: O choro do cisne – peça de câmara para dois bailarinos, Flauta/Piccolo, piano, harpa, bombo, viola e violoncelo (2017). Memória | Okiya flor – ópera de câmara para pequena orquestra, 5 solistas e 6 membros do coro (2018). Oceano Pacífico – peça de câmara para flauta, flauta alto, vibrafone, violoncelo, piano e taça tibetana e eletrónica (2018) Obras não estreadas: 4.48 Psychosis – peça para orquestra e 3 solistas sobre o libreto de mesmo nome de Sarah Kane (2017). A desova dos corais – peça para orquestra de arcos e solistas piano e vibrafone (2018). A Rã de vidro – peça para ensemble de percussão (2019). Oceanos glaciares – peça de câmara para flauta, flauta alto, vibrafone, violoncelo, piano e taça tibetana e eletrónica (2019). Uma viagem à fossa das marianas – peça acusmática (2019). Baiji – a extinção do golfinho lacustre chinês – peça para violino solo e eletrónica (2019).
Érica Liane faleceu em 2021, amigos, colegas, professores e toda a comunidade escolar que teve o privilégio de a conhecer, guardam a memória da sua alegria e dedicação à musica.

Até sempre...