Lumière sans déclin

Ivan Moody
Evento/Concerto/Projecto Old is New (concerto 1)

• Partitura: Lumière sans déclin
  • Compositor(a): Ivan Moody
  • Ano de Composição: 2002
  • Instituição/Pólo: CESEM
  • Categoria: Orquestra

Violino I, Violino II, Viola, Violoncelo e Contrabaixo.

• Duração: 10 - 15 min

Camerata Gareguin Aroutiounian - dir. Miguel Henriques

Lumière sans déclin

Lumière sans déclin foi escrito em 2002, sob encomenda do Festival “Jusqu’aux Oreilles” em Montréal, Canadá, e estreado pela orquestra Les Voix Baroques a 23 de Agosto do mesmo ano.

Foi-me pedido uma obra especificamente para instrumentos da época, e a clareza das texturas prende-se com este facto. O material temático da obra é todo derivado da melodia ouvida no início, que é um cântico bizantino utilizado no início das Matinas de Páscoa – “Vinde, recebei a luz da Luz sem ocaso”, e o espalhar da luz das velas que acontece neste momento é a imagem subjacente a esta peça.

Estoril, 8 de Setembro 2016

Ivan Moody

Evento/Concerto/Projecto Old is New (concerto 1)
Ivan Moody

Ivan Moody estudou música e teologia nas Universidades de Londres, Joensuu e York (onde se doctorou). Estudou composição com Brian Dennis, Sir John Tavener e William Brooks. A sua música tem sido executada e transmitida por todo o mundo, encomendada e tocada por executantes mundialmente reconhecidos. As suas obras mais substanciais até à data são Passion and Resurrection (1992), o Akathistos Hymn (1998) e Qohelet (2013). Actualmente está a terminar um concerto para marimba para a percussionista croata Ivana Bilic, e uma série de obras para o ensemble New York Polyphony. Projectos futuros incluem uma obra para o Coro do Estado da Belarússia e um concerto para o pianista americano Paul Barnes.

www.ivanmoody.co.uk/