Três miniaturas para Piano

Piano.

Cláudia Anjos

Três miniaturas para Piano

Esta peça foi escrita tendo como material de base o mesmo material musical das peças 8 miniaturas para violoncelo e piano e 5 miniaturas para violoncelo solo escritas em 1999 e 2000 respectivamente.
Desde essa altura que tinha a intenção de escrever uma redução proporcional sobre as 8 miniaturas para o duo. Escrevi então as 5 miniaturas para violoncelo e depois estas 3 para piano. Se nas 8 miniaturas existe uma “viagem a dois” por diferentes universos musicais, nas 5 miniaturas o violoncelo faz o mesmo percurso mas condicionado pela sua viagem solitária.
Nestas 3 miniaturas o piano não revela o percurso entre os 3 universos musicais, mas limita-se a apresentá-los. Um primeiro andamento rápido e vigoroso, um segundo lento e lírico e um terceiro também lento, lírico, planante, onde o piano alarga as suas qualidades tímbricas, sem deixar de as integrar no discurso melódico que se verifica no final.

Evento/Concerto/Projecto Semana da Composição 2016
Carlos Marecos

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou, entre outros, com Eurico Carrapatoso, António Pinho Vargas e Christopher Bochmann. Frequentou seminários dirigidos por Emmanuel Nunes, Gilbert Amy e Louis Andriessen, entre outros. Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, onde apresentou a tese "Interacção entre estruturas intervalares e estruturas espectrais, na música instrumental/vocal", sob a orientação de João Pedro Oliveira e Christopher Bochmann, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Prémio Lopes Graça de Composição de 1999 com a obra "Canções Populares Portuguesas" para soprano e piano e pelo segundo ano consecutivo ganhou o mesmo prémio na edição de 2000 com a obra "5 miniaturas para violoncelo solo". É director musical do "Ensemble Portátil" com os quais tem desenvolvido um trabalho na área da música contemporânea e na harmonização de música tradicional portuguesa. Tem recebido encomendas de diversas entidades como a Culturgest, o Serviço Acarte da Fundação Calouste Gulbenkian, a Expo 98 de Lisboa, OrquestrUtópica, Festival Internacional de Música do Estoril, Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça, entre outras. Tem colaborado com o teatro e a dança contemporânea, com os encenadores João Brites, Raul Atalaia, Luís Miguel Cintra e Paulo Lages e as coreógrafas Madalena Victorino e Vera Mantero. Desde 2002 Marecos tem desenvolvido um trabalho regular com peças encenadas com uma equipa de artistas como a soprano Margarida Marecos, o actor e encenador Paulo Lages, o actor Guilherme Filipe, o cenógrafo Acácio de Carvalho e a figurinista Manuela Bronze. Fora de Portugal a sua música tem sido apresentada em Espanha, França, Inglaterra, Itália, Dinamarca, Colômbia e EUA. Lecciona actualmente na Escola Superior de Música de Lisboa e no Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas.