Nariá Assis

Nariá Assis

Nariá Assis é pianista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Processos Criativos pela mesma instituição. Atuou como pianista principalmente no contexto do repertório da música contemporânea, tendo estreado diversas obras de compositores brasileiros em eventos nacionais e internacionais, dentre eles o Panorama da Música Brasileira Atual e o Fórum de Compositores. Gravou obras de compositores como Tatiana Lima Castro, Philippe Meyohas, Matheus Souza, Caeso e Gabriel Katona. Participou de festivais de piano como Vale do Café (BR), Festival Internacional da FAMES (BR) e III Encontro Internacional de Piano de Évora (PT).

Atuou por 6 anos como professora independente de piano no Rio de Janeiro e desde 2016 atua como pianista colaboradora no departamento de música da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também dá aulas de piano para o curso de extensão. Colaborou com as companhias de teatro Nosconosco (UERJ) e Grupo Moitará, como compositora e também como atriz. Com a Nosconosco estreou o espetáculo Alice Através do Espelho no SESC RIO e com o grupo Moitará foi integrante do grupo de pesquisa e atuou como sonorizadora no espetáculo “Acorda Zé! A comadre está de pé”. Participou como intérprete e improvisadora na trilha sonora do espetáculo de dança Anatomia dos Contatos no festival internacional Crear en Libertad no Paraguai.

Desde 2020 é doutoranda na Universidade Nova de Lisboa. Sua pesquisa, inserida na linha teórica de Ciências Musicais Históricas, centra-se no estudo do(s) ritmo(s) não-pulsante(s) na música moderna e contemporânea. Publicou os artigos “Efeitos do fonógrafo, Modernismo e arte sonora: uma leitura (escuta) de O som é um texto desmutado – b-Aluria (Gabriela Nobre)”, pela revista MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia e “O Conceito de Métrica Incomum Com Pulso Obscuro de Allen Winold.” pelo 15o Colóquio de Pesquisa Do PPGM/UFRJ.

Evento/Concerto/Projecto Obras e Textos