Magnum Mysterium

Evento/Concerto/Projecto Peças Frescas 2015

• Partitura: Magnum Mysterium
  • Compositor(a): João Fonseca e Costa
  • Categoria: Coro a Cappella ou com um instrum.

Coro SATB.

Coro Sacro da ESML - dir. Eduardo Martins

Magnum Mysterium

Magnum Mysterium é um canto responsorial das matinas natalícias, que fala sobre o grande mistério e maravilhoso sacramento que é o nascimento do Senhor Jesus Cristo. Foi a primeira peça que escrevi para Coro a capella e através da procura de diversas harmonias e de um som homogéneo entre as vozes do coro, tento retratar esse grande acontecimento histórico da Bíblia.

Evento/Concerto/Projecto Peças Frescas 2015
João Fonseca e Costa

João Fonseca e Costa (n.1994), natural de Ponta Delgada (Açores, Portugal) iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada em Violino com a Prof.ª Lídia Medeiros e mais tarde em Viola D´arco com a Prof.ª Shelly Ross. Em 2012 ingressou no Curso de Música, variante Composição, na Escola Superior Música de Lisboa (ESML) onde trabalhou com os professores Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, António Pinho Vargas, Carlos Caires, Carlos Marecos, José Luís Ferreira, Roberto Pérez e Carlos Fernandes, concluindo a Licenciatura em Composição em 2015. Realizou masterclasses de composição com o compositor Luigi Abbate. Do seu reportório já estreado destacam-se Saudade (2016) para ensemble, De Profundis (2016) para Coro e Orquestra de Sopros, Magnum Mysterium (2015) para Coro SATB a capella, Enigma (2014) para Clarinete Solo e Açores, descoberta de um novo mundo (2014) para Orquestra Sinfónica. A par da Composição mantém atividade como coralista no Coro de Câmara da ESML, no Coro Ricercare e no Ensemble Desafinados, tendo participado no 1º estágio do Coro Gulbenkian em 2016, que culminou num concerto dirigido pelo Maestro Gustavo Dudamel. Atualmente frequenta o 2º ano de Mestrado em Música na ESML, sob a orientação de Carlos Caires e é Bolseiro de Investigação FCT no CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical/Pólo do IPL-ESML.

Mais Obras de João Fonseca e Costa