• Título da obra: ¡¿Lamento?!
  • Partitura: ¡¿Lamento?!
  • Compositor(a): Pedro F. Finisterra
  • Ano de Composição: 2016
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Ensemble alargado (7+ exec.)
  • Data: 05-03-2024
  • Instrumentação detalhada: 1.1.0.0/0.0.0.0/0/0.0/1.1.1.1.1
  • Duração Total: 6'27''
  • Duração: 10 - 15 min
  • Intérprete(s): ClusterLab - dir. Carlos Marecos

Esta peça foi escrita no contexto da unidade curricular de Técnicas de Composição 6, orientada pelo professor Carlos Marecos, tendo como objectivo fazer uso da intertextualidade entre recursos musicais do passado e do presente. Para esta peça usei como ponto de partida os dois últimos andamentos da ópera “Dido e Eneias” de Henry Purcell, “When I am laid in earth” e “With Drooping Wings”, e desconstruí-os conjugando estes com material de carácter mais moderno.

Pedro F. Finisterra

 

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Pedro F. Finisterra

Escola Superior de Música de Lisboa

Nascido em Lisboa, 1994, estudou no Conservatório de Música de Santarém, concluindo os seus estudos em 2013. Fez a licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (2013-2016), tendo como orientadores Carlos Marecos, Carlos Caires e Luís Tinoco. Frequentou o Mestrado em Música – Ramo Composição sob orientação de Carlos Marecos. Em 2018 terminou um MA em Opera Making & Writing – Composition Path na Gui-ldhall School of Music and Drama, sob a orientação de Julian Philips. Foi baixista na Big Band Júnior (2010-2014), dirigida por Claus Nymark e é ainda um dos organizadores do festival “Peças Frescas – Edição Açores”, festival anual de música contemporânea portu-guesa que se realiza em Ponta Delgada. Obras que se destacam: “Eu não sei...” (para Barítono e Órgão; poema de Duarte Cruz), “Prjkt.Hrp” (para Harpa e Electrónica em Tempo Real), “Contraditório” (performance de música e dança), “¡¿Lamento?!”, (para pequeno ensemble, baseado na ópera “Dido e Eneias” de Henry Purcell), “Contos da Criação: Lilith” (oratória base-ada na relação entre Adão e Lilith segundo textos judaicos, para Narrador, Soprano, Barítono e Pequena Orquestra de Sopros; libreto de Nuno Cruz), “Flor” (performance de música e dança), “@ctb.exp#1” (para contrabaixo solo, encomendada para a 31ª edição do festival “Prémio Jovens Músicos”), “Nymphus – Mithraic Initiation Rite Number Two” (cena de ópera baseada num ritual de iniciação do culto do deus Mitra, para Mezzo Soprano, Tenor, Barí-tono e Piano; libreto de Edward Einhorn) e “The Boy Who Wanted to be a Robot” (ópera de câmara para 5 cantores e ensemble misto que conta a história de um mundo dominado por robôs, onde a humanidade está quase extinta e onde o único humano criado em laboratório pelos robôs para salvar a humanidade quer também ele se tornar num robô; libreto de Edward Einhorn).