Lumière sans déclin foi escrito em 2002, sob encomenda do Festival “Jusqu’aux Oreilles” em Montréal, Canadá, e estreado pela orquestra Les Voix Baroques a 23 de Agosto do mesmo ano.
Foi-me pedido uma obra especificamente para instrumentos da época, e a clareza das texturas prende-se com este facto. O material temático da obra é todo derivado da melodia ouvida no início, que é um cântico bizantino utilizado no início das Matinas de Páscoa – “Vinde, recebei a luz da Luz sem ocaso”, e o espalhar da luz das velas que acontece neste momento é a imagem subjacente a esta peça.
Estoril, 8 de Setembro 2016
Ivan Moody
Ivan Moody
Ivan Moody (1964-2024) estudou música e teologia nas Universidades de Londres, Joensuu e York (onde se doctorou). Estudou composição com Brian Dennis, Sir John Tavener e William Brooks. A sua música tem sido executada e transmitida por todo o mundo, encomendada e tocada por executantes mundialmente reconhecidos. As suas obras mais substanciais até à data são Passion and Resurrection (1992), o Akathistos Hymn (1998) e Qohelet (2013). Actualmente está a terminar um concerto para marimba para a percussionista croata Ivana Bilic, e uma série de obras para o ensemble New York Polyphony. Projectos futuros incluem uma obra para o Coro do Estado da Belarússia e um concerto para o pianista americano Paul Barnes.