Esta peça foi escrita tendo como material de base o mesmo material musical das peças 8 miniaturas para violoncelo e piano e 5 miniaturas para violoncelo solo escritas em 1999 e 2000 respectivamente.
Desde essa altura que tinha a intenção de escrever uma redução proporcional sobre as 8 miniaturas para o duo. Escrevi então as 5 miniaturas para violoncelo e depois estas 3 para piano. Se nas 8 miniaturas existe uma “viagem a dois” por diferentes universos musicais, nas 5 miniaturas o violoncelo faz o mesmo percurso mas condicionado pela sua viagem solitária.
Nestas 3 miniaturas o piano não revela o percurso entre os 3 universos musicais, mas limita-se a apresentá-los. Um primeiro andamento rápido e vigoroso, um segundo lento e lírico e um terceiro também lento, lírico, planante, onde o piano alarga as suas qualidades tímbricas, sem deixar de as integrar no discurso melódico que se verifica no final.
Carlos Marecos
Escola Superior de Música de Lisboa
Professor Coordenador
Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou, entre outros, com Eurico Carrapatoso, António Pinho Vargas e Christopher Bochmann. Frequentou seminários dirigidos por Emmanuel Nunes, Gilbert Amy e Louis Andriessen, entre outros. Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, onde apresentou a tese "Interacção entre estruturas intervalares e estruturas espectrais, na música instrumental/vocal", sob a orientação de João Pedro Oliveira e Christopher Bochmann, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Prémio Lopes Graça de Composição de 1999 com a obra "Canções Populares Portuguesas" para soprano e piano e pelo segundo ano consecutivo ganhou o mesmo prémio na edição de 2000 com a obra "5 miniaturas para violoncelo solo". É director musical do "Ensemble Portátil" com os quais tem desenvolvido um trabalho na área da música contemporânea e na harmonização de música tradicional portuguesa. Tem recebido encomendas de diversas entidades como a Culturgest, o Serviço Acarte da Fundação Calouste Gulbenkian, a Expo 98 de Lisboa, OrquestrUtópica, Festival Internacional de Música do Estoril, Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça, entre outras. Tem colaborado com o teatro e a dança contemporânea, com os encenadores João Brites, Raul Atalaia, Luís Miguel Cintra e Paulo Lages e as coreógrafas Madalena Victorino e Vera Mantero. Desde 2002 Marecos tem desenvolvido um trabalho regular com peças encenadas com uma equipa de artistas como a soprano Margarida Marecos, o actor e encenador Paulo Lages, o actor Guilherme Filipe, o cenógrafo Acácio de Carvalho e a figurinista Manuela Bronze. Fora de Portugal a sua música tem sido apresentada em Espanha, França, Inglaterra, Itália, Dinamarca, Colômbia e EUA. Lecciona actualmente na Escola Superior de Música de Lisboa e no Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas.