• Título da obra: Concatenação
  • Partitura: Concatenação
  • Compositor(a): Diogo Alvim
  • Ano de Composição: 2009
  • Instituição/Pólo: Escola Superior de Música de Lisboa
  • Categoria: Orquestra
  • Instrumentação detalhada: 2.2.2(Bcl).2/2.2.0.0/Perc/0/4.4.2.2.2
  • Duração Total: 8'43''
  • Duração: 5 -10 min
  • Intérprete(s): Orquestra Gulbenkian, dir. Joana Carneiro.
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Concatenação é uma peça constituída por três secções semi-independentes, às quais se podem juntar outras. A cada secção desta peça corresponde um campo harmónico trabalhado como um Modo. Os três campos harmónicos foram construídos segundo os mesmos processos, mas a partir de um elemento diferenciador - o intervalo base. Assim, a partir de uma fundamental- o Mi grave, é construído um acorde de intervalos constantes (de 5ª Perfeita na primeira secção apresentada, de 4ª Perfeita na segunda, e de 3ª Maior na terceira). Esse acorde base nunca está presente. Antes sofre deslocações de 41,2 Hz (a frequência do Mi grave), ou seja, a cada nota é somada e subtraída essa frequência (como uma modulação em anel), criando novos conjuntos de notas.

Esta peça foi escrita sob orientação dos professores João Madureira e Luís Tinoco, e foi apresentada em 2009 no 7º Workshop para jovens compositores da Orquestra Gulbenkian, sob direcção de Joana Carneiro.

 

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Diogo Alvim

Diogo Alvim studied architecture and composition in Lisbon. In 2016 he finished a PhD in Composition/ Sonic Arts at the Sonic Arts Research Centre in Belfast, focused on the relations between music and architecture.
He has been presenting his work in several events, of which: Gulbenkian Orchestra’s composers’ workshop (2008 and 2009), Festival Música Portuguesa Hoje (Orchestrutopica, 2008); Festival Synthèse 2009 (Bourges); Young Musicians Award 2009 (commissioned by RDP – Antena 2); ISMIR Conference 2012 (Porto); ICMC2012 (with Unlikely Places, Ljubljana); Festival Musica Viva (Lisbon, 2013); Notation in Contemporary Music Conference at Goldsmiths University (London, 2013), Ibrasotope#60, Centro Cultural São Paulo and MAC-USP (São Paulo, Brazil); Sounding Cities – Invisible Places (Viseu, 2014), Belfast Festival (with Matilde Meireles, 2014) and Sonorities Festival (with the Royal String Quartet, 2015), Do Liminar#6 (Zaratan Gallery, Lisbon, 2016), Habiter l’exposition The House of Dust (CNEAI, Pantin, France, 2017); Music for S, by Tânia Carvalho for the National Dance Company, with the Portuguese Symphony Orchestra (2018), Campo Próximo (Near Field), installation and concert at Convento São Francisco, Coimbra and at Lisboa Soa Festival (with Matilde Meireles, 2020).
In 2017 he co-created and directed Underscore, an international festival dedicated to music, sound and moving image in Lisbon. In May 2018 he was artist in residence at the Cité Internationale des Arts in Paris, for the Chantiers d’Europe programme – Theatre de la Ville.
He currently teaches Sound Arts at ESAD Caldas da Rainha, and is an integrated researcher at CESEM, Universidade Nova de Lisboa.
He also makes music for dance and theatre and develops collaborations with other artists/performers. He is part of the artist collective Osso where he coordinates research activities with Matilde Meireles.