…Foi com imenso prazer que me embarquei durantes os três meses últimos numa viagem conduzida pela brisa que deixaram em mim as palavras da Sophia. Lembro-me que, na proposta deste projeto algures em Dezembro de 2015, tentei justificar “Caminha” como uma tentativa de afastar a morte de todas as figuras enterradas no Panteão de trazendo à vida esses corpos sem vida. Ponto de partida este, que está condenado a uma problemática sem fim: como trazer à realidade corpos que nunca conheci?
As Artes no Panteão: “Ecos de um Meta-Tempo”
8, 9 e 10 de julho | 16h00 | Panteão Nacional (Campo de Santa Clara, Lisboa)
Este espetáculo é o resultado da energia criativa de três escolas do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL): a Escola Superior de Dança (ESD), a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e a Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC).
Sinopse: “Inicialmente quatro compositores, inspirados pelo espaço do Panteão Nacional e pelo que este representa em termos de simbologia, propuseram obras musicais que revelam uma reflexão existencialista, procurando enquadrar também o pensamento de poetas de referência, alguns dos quais se encontram no próprio Panteão, como é o caso de Sophia de Mello Breyner. Com toda a liberdade criativa, mas igualmente inspirados pelo espaço e por uma leitura das obras musicais, foram criadas quatro coreografias e quatro filmes, por alunos de dança e de cinema, a que se juntaram alunos de teatro que, com as suas vozes e representação, contribuem para a unidade do espetáculo, dando ainda voz a mais poetas portugueses e às suas visões sobre a existência humana, o significado da morte e da vida.”
Espetáculo sob a orientação de
Madalena Xavier, João Fernandes e Francisco Pedro (ESD)
Carlos Marecos (ESML)
Maria Repas Gonçalves, Armando Nascimento Rosa e João Milagre (ESTC)
O evento decorre no âmbito de uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural | Panteão Nacional e a Escola Superior de Dança (ESD), a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e a Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) do Instituto Politécnico de Lisboa.
Mais informações
Ficha artística [pdf]
Panteão Nacional