…contrasta a tua mente…
…contrasta a tua face…
…contrasta o teu sentir…
…contrasta o teu cheiro…
CESEM.IPL | Performance e Contexto | Portfolios | MusicEd
Escola Superior de Música de Lisboa 2016
Projecto desenvolvido em parceria com a curso de dança da Faculdade de Motricidade Humana.
Um espectáculo de colaboração entre alunos de composição, de instrumento e de canto da ESML, com alunos de composição coreográfica da Faculdade de Motricidade Humana
Com a coordenação dos docentes Elisabete Monteiro e Cecília Teixeira (FMH-UL) e Carlos Marecos (ESML-IPL)
…contrasta a tua mente…
…contrasta a tua face…
…contrasta o teu sentir…
…contrasta o teu cheiro…
Tudo se altera, portanto, tudo se assemelha. Da diferença provém o consenso e a possibilidade de fusão.
Rodrigo Cardoso
O mar que se quebra, para voz feminina, bailarino amplificado e eletrónica em tempo real e sob suporte, baseado no poema visual de Ana Hatherly com o mesmo nome.
Numa caixa, fechado, estava eu. Sem nada à volta. Via apenas negro e sentia-me preso, totalmente incapaz de sair do mesmo lugar. De repente caio no chão e somente consigo sentir desespero, tristeza, aflição e agonia. Tento combater estes fortes e negros sentimentos mas no final eles ganham e sou consumido na totalidade pela escuridão. Desapareço…
Pedro Latas
Minha querida flor, diz-me o teu segredo. Diz-me o nome da rosa que trazes ao peito, da margarida que se esconde nos campos, do malmequer que tanto bem me quer… Ah! Mas flor não és, senão mais afilado espinho, porém por bem. Por bem, pois só esse espinho, na dureza e crueldade vil do seu ser, se poderia cravar no meu coração. Que digo eu! Não és nem flor, nem espinho, nem Esperança nem consolo. Não és Sol, Lua, Céu estrelado nem Mar infinito, não és amor nem paixão, nem perdição do meu coração. Muito menos serás escultura, obra-prima dos maiores mestres, nem Deusa, nem Musa, ou Perfeição. És apenas mulher, e é por isso que te quero. Amo-te…
Pedro F. Finisterra
Esta peça consiste em vários temas que vão “contornando” a peça, enquanto um tema principal, que “retorna” sempre, é desenvolvido no decorrer desta. A flauta e o fagote funcionam como contorno para a marimba, pelo que os temas aparecem sempre nestes dois instrumentos. A marimba, por sua vez, simboliza o desenvolvimento da peça que dará sentido aos temas.
André Mota