Pianissimo

Piano Orquestra de Sopros e Eletrónica

2017 - 10'00"

Intérprete(s)

Ana Telles - piano
Orquestra de Sopros da ESML - dir. Alberto Roque

Compositor(a)

Carlos Caires

ESML

Carlos Caires (1968) é doutorado em Esthétique, Sciences et Technologies des arts – spécialité musique pela Universidade de Paris VIII e diplomado em composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, instituição na qual é docente actualmente. Carlos Caires é Investigador no CESEM, tendo já pertencido ao CITAR-Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao CICM (Centre de recherche Informatique et Création Musicale na Universidade de Paris8). Foi professor no Conservatório Regional de Setúbal e na Escola de Música do Conservatório Nacional (entre 1988 e 1991) passando a leccionar a partir de 1992 na Escola Superior de Música de Lisboa. Paralelamente ao curso de composição, Carlos Caires frequentou diversos cursos de verão de direcção coral e de Orquestra, em Portugal e no estrangeiro. Dirigiu com o maestro Paulo Lourenço o coro da JMP, fundando posteriormente (também com Paulo Lourenço), o Coro Ricercare, que dirige até 1998, altura em que parte para Paris. Foi membro fundador da OrchestrUtopica. A sua musica tem sido apresentada em diversos festivais na Europa e na Ásia. Carlos Caires recebeu em 1995 o Prémio Joly Braga Santos com a obra Al Niente, em 1996, o Prémio Claudio Carneyro com a obra Wordpainting, e em 1998, o Prémio ACARTE (em ex-equo com o João Madureira) com a obra Retábulo-Melodrama. Carlos Caires desenvolve o software de micromontagem sonora IRIN, um projecto iniciado durante o seu doutoramento no CICM (Centre de recherche Informatique et Création Musicale na Universidade de Paris8 ) e continuado no CITAR.

fb

Partitura (PDF)

Pianissimo

Nota de programa

Pianissimo é uma peça para piano com orquestra de sopros e electrónica.
Não se trata de uma escrita propriamente concertante, com diálogos e alternâncias solista/tutti mas antes de uma peça para piano expandido timbricamente pelos sopros percussões e electrónica.
O Piano, instrumento que fez parte da minha formação de músico e que se constitui como uma preciosa ferramenta de trabalho na minha actividade enquanto compositor, significa harmonia, ressonância, mas também ritmo e percussão. São estas as principais linhas de força que guiaram a criação de pianíssimo.
Esta peça é dedicada aos meus amigos Ana Telles e Alberto Roque.

Apresentações públicas

  • 7 Setembro de 2017
    Obra desenvolvida no âmbito do projeto "Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva"

    Descrição sumária do projecto

    Este projeto visa incentivar e apoiar a criação, a circulação, o registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea em partitura e em CD, numa perspetiva reflexiva, envolvendo as áreas da composição, da performance e do som e tecnologias da música.
    É um projeto que tem a Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa como instituição proponente e que conta com a colaboração da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora e ainda da associação MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.
    O projeto será concretizado através de um processo com diferentes fases que passarão pela escuta crítica das obras pelos compositores, intérpretes e diretores musicais, numa fase experimental, pela discussão das problemáticas composicionais em seminários e em conferências, pela apresentação das obras em concertos públicos, culminando todo o processo com a edição das obras em partitura e em CD e na sua colocação numa plataforma online.

    Entidades participantes
    Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa
    Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, do Instituto Politécnico de Lisboa do Porto
    Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora
    MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa

     

    Mais info

Obras relacionadas (Projecto, Evento ou Compositor)