• Título da obra: Positive messages in a falling apart world
  • Partitura: Positive messages in a falling apart world
  • Compositor(a): Olívia Silva
  • Ano de Composição: 2018
  • Instituição/Pólo: ESMAE
  • Categoria: Ensemble alargado (7+ exec.)
  • Instrumentação detalhada: 1(pic).1.1(bcl).0.1/1.1.1.1/2perc/Pf/1.1.1.1.1
  • Duração Total: 9'40"
  • Duração: 5 -10 min
  • Intérprete(s): Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE - dir. Bernardo Lima, Luís Neto da Costa

“Positive messages in a falling apart world” vem da minha análise e ponto de vista, num sentido mais global, acerca do mundo em que vivemos. Proponho-me a criar uma narrativa que entrelaça momentos catastróficos com pontos de luz que criam serenidade, tal como momentos de alívio e felicidade num mundo em constante degradação e guerra. Por isso baseei a peça num poema de Fernando Pessoa que retrata em pleno esta visão, quando “em plena vida e violência (…) a mente já desperta da noção falsa de viver”, “vê que pela janela aberta há uma paisagem toda incerta, um sonho todo a apetecer”.

 

Imagem do contacto

Olívia Silva

Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo

Olívia Silva nasceu no Porto em 1996. Ingressou no ensino profissional de música aos 16 anos, no Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão na Academia de Música de Costa Cabral, onde estudou até 2015. Participou no concurso Nano Músicos Electroacústicos 2014, com a peça Electronics para flauta e música electrónica, obtendo o 3º lugar. Também estreou a peça no festival Monaco Electroacustique 2015 e nos Encontros Nova Música em Vila do Conde. Nesse mesmo ano participou no concurso Prémio de Composição Séc. XXI, obtendo o 1º prémio na categoria de composição para orquestra com a peça Time Lapse e o 2º prémio de música de câmara com a peça Composição VII (obra para trio de madeiras e música electrónica), não tendo sido atribuído 1º prémio. Compõe regularmente para vários grupos de música de câmara e solistas e foi uma das compositoras convidadas a participar no projecto EMSCAN – 21 Peças do Século XXI, projecto que proporcionou a composição de uma obra didáctica para flauta e electrónica, adequada ao nível do ensino secundário. Paralelamente ao curso de Composição que frequenta na ESMAE, já participou em seminários com vários compositores, nomeadamente Panayiotis Kokoras, Helmut Lachenmann e Harrison Birtwistle.