Portfólios

Portfólios

A ESML tem desenvolvido um esforço continuado no sentido de proporcionar aos seus estudantes de composição a possibilidade experimentar o resultado das suas criações musicais.

Para além de audições de instrumento e/ou música de câmara ou dos concertos dos grandes agrupamentos da ESML que vão decorrendo ao longo do ano lectivo, existem outros eventos de maior destaque que, pelo seu historial, constituem um ponto de passagem “obrigatório” para os estudantes de composição da ESML. Destes eventos destacam-se as “Peças Frescas”, em colaboração com o São Luiz Teatro Municipal, a Semana da Composição, o Festival da ESML, e, mais recentemente,  a participação no Festival Música Viva (Misomusic Portugal)

Através do envolvimento entre os alunos de composição e as classes de instrumento, canto e direcção, tanto a solo, como em ensembles de música de câmara de dimensão variável ou até em formações mais alargadas como a Orquestra Sinfónica da ESML, a Orquestra de Sopros da ESML, o ESML Brass Crew, entre outros, estes projectos/eventos favorecem  estabelecimento de diálogos entre aqueles que inventam a música e aqueles que a dão a conhecer ao público, os intérpretes, interacção essencial para uma formação artística que se pretende dinâmica e completa.

Portfolios é o testemunho e registo para futuro desta intensa actividade musical.  Trata-se de um base de dados constituída essencialmente por obras compostas por estudantes de Composição (licenciatura e Mestrado da ESML), que tenham sido apresentadas publicamente nos contextos atrás referidos. Serão igualmente incluídas obras de docentes, desde que as mesmas tenham integrado algum concerto ou projecto, bem como obras de estudantes e docentes de instituições com as quais a ESML estableça protocolos ou desenvolva projectos em parceria, como é o caso do CESEM, A ESMAE e a Universidade de Évora.

Organização

Cada entrada de obra inclui:
– um registo vídeo ou áudio,
– um texto sobre a obra (nota de programa ou um texto de outra natureza),
– a partitura completa ou um excerto (caso a caso, segundo indicação do compositor, a partitura poderá conter uma marca de água),
– indicação dos locais/contextos em que as obras foram apresentadas.

Está em preparação a inclusão de entrevistas a compositores e intérpretes, especialmente no contexto de obras para instrumento solo que resultem de uma colaboração entre compositor e instrumentista.
As obras apresentadas são interpretadas, na sua maioria,  por estudantes dos cursos de instrumento da ESML, a solo ou integrados em ensembles.

Philipe Trovão Grava ping999, de Tomás Borralho (Imagem Paulo Barbosa, Som Carlos Marecos)

Normas de apresentação da instrumentação das obras

A instrumentação de orquestra ou ensembles alargados apresenta-se segundo os seguintes critérios:

1. Ordem dos intrumentos.
Os instrumentos são apresentados segundo a ordenação seguinte:

solistas
flauta.oboe.clarinete.saxofone.fagote/
trompa.trompete.trombone.tuba/
percussão/
harpa.piano/
outras cordas dedilhadas/
violino1.violino2.viola.violoncelo.contrabaixo;
electrónica;
voz(es)

2. Os instrumentos em cada grupo ou naipe delimitado pela barra(/) são separados por pontos (.) e os números indicam o número de instrumentos/executantes.

3. Instrumentos entre parêntesis indicam dobragens:
– 1(pic).1.1.1 significa que a flauta alterna com piccolo
Instrumentos entre parentesis rectos indicam alternativas:
– 1.1[ca].1.1 significa que o oboé pode ser substituído pelo corne inglês
O sinal de mais (+) à frente do instrumento indica que existe um executante/instrumento extra:
– 1+pic.1.1.1 significa que para além da flauta, existe um executante para o flautim

4. A instrumentação de pequenos ensembles aparece indicada por extenso.

Alguns exemplos

2 violinos, oboe 2(pic:afl)2.2(Ebcl,bcl).2/4.3.3.1/2perc/hp/2pf/str(14.12.10.8.6)
Significa 2 violinos solo, 1 oboe solo e uma orquestra com 2 flautas (1 executante dobrando em piccolo, e outro dobrando flauta alto), 2 oboes, 2 clarinetes (um executante dobrando em requinta e clarinete baixo), 2 fagotes, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, 2 percussionistas, harpa, 2 pianos, e um grupo de cordas consistindo em 14 violinos 1, 12 violinos 2, 10 violas, 8 violoncelos, and 6 contrabaixos.

2.1[ca].2.1/1.0.0.0/perc.timp/cordas
Significa 2 flautas, 1 oboe ou corne inglês, 2 clarinetes, 1 Fagote, 1 Trompa, 1 percussionista and 1 timpaneiro, e cordas.
Nota: no caso de serem 4 (2.1.2.1), subentende-se que o omitido é o saxofone

Coordenação Geral / Responsável do projeto

Gravação vídeo e áudio

  • Carlos Marecos | Alunos da Licenciatura em Tecnologias da Música da ESML
    ESML | CESEM
  • Paulo Barbosa
    ESCS / Secção de Estudos em Audiovisual e Multimédia

Conceção e desenvolvimento do website

  • Diogo Algarvio, Catarina Emídio, Arlinda Almeida, Miguel Couto, Mariana de Sousa Amor, Filipa Costa, Fidel Sanches
    Alunos de Comunicação Multimédia | Mestrado de Audiovisual e Multimédia | ESCS
  • Coordenação
    Didier Hochart
    Prof. convidado de Comunicação Multimédia | Mestrado de Audiovisual e Multimédia | ESCS

    dhochart@escs.ipl.pt

Manutenção Geral/Equipa Editorial

João Silva e Jorge Ramos (bolseiros FCT 2017-2018)
Aline Medeiros, João Costa (Alunos de Mestrado em Ensino da Música e Mestrado em Música e bolseiros FCT, 2016-2017)
  • Coordenação
    Carlos Caires
    ESML | CESEM

Termos e condições

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