Tir’d with all these, for restful death I cry

Quinteto Misto e Electrónica

2018 - 4'14"

Intérprete(s)

ClusterLAB S - dir. Carlos Marecos

Compositor(a)

Pedro Latas

Licenciatura em Composição - ESML

Nasceu a 19 de Agosto de 1998 em Évora. O seu contacto com a música começou na catequese onde aprendeu os básicos de teoria musical para poder acompanhar as missas tocando órgão. Em 2008 ingressa no Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica, na classe de Guitarra Clássica, onde estudou com José Farinha. Após completar o 6º grau de instrumento muda para Composição (nível do Ensino Secundário), estudando com João Francisco Nascimento, até acabar o 8º grau, em 2016. Nesse mesmo ano faz provas na Escola Superior de Música de Lisboa e ingressa no curso de Composição. Na ESML estuda composição com João Madureira (1º ano) e Carlos Caires (2º e 3º anos), tendo aulas ainda com Sérgio Azevedo, Carlos Marecos, Roberto Pérez e José Luís Ferreira. Com as aulas de Informática Musical começa a desenvolver uma paixão pela música electroacústica, tornando-se este campo um foco importantíssimo da sua criação artística. Ao longo da sua vida académica contacta ainda com compositores de renome nacional e internacional, entre eles Åke Parmerud, Alla Zagaykevich, Jaime Reis, Panayotis Kokoras, Hans Tutschku e Yannis Kyriakides, em variados contextos. Para além da composição, Pedro também se dedica à performance de música coral, pertencendo ao Coro de Câmara da ESML, dirigido por Paulo Lourenço, e Nova Era Vocal Ensemble, dirigido por João Barros. Pertenceu ainda ao Coro Ricercare, dirigido por Pedro Teixeira.

Partitura (PDF)

Tir’d with all these

Nota de Programa

“(…) Tired with all these, from these would I be gone,

Save that, to die, I leave my love alone.”

(William Shakespeare, Soneto 66)

Apresentações públicas

• 7 Setembro de 2017
    Obra desenvolvida no âmbito do projeto "Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva"

Descrição sumária do projecto

Este projeto visa incentivar e apoiar a criação, a circulação, o registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea em partitura e em CD, numa perspetiva reflexiva, envolvendo as áreas da composição, da performance e do som e tecnologias da música.
    É um projeto que tem a Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa como instituição proponente e que conta com a colaboração da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora e ainda da associação MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.
    O projeto será concretizado através de um processo com diferentes fases que passarão pela escuta crítica das obras pelos compositores, intérpretes e diretores musicais, numa fase experimental, pela discussão das problemáticas composicionais em seminários e em conferências, pela apresentação das obras em concertos públicos, culminando todo o processo com a edição das obras em partitura e em CD e na sua colocação numa plataforma online.

Entidades participantes
    Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa
    Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, do Instituto Politécnico de Lisboa do Porto
    Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora