Spinning II

Piano a Quatro Mãos

2017 - 11'00"

Intérprete(s)

Mariana Godinho e José Pedro Ribeiro - piano

Compositor(a)

José Luís Ferreira

Doutoramento em Informática Musical - Universidade Católica do Porto

Nasceu em Lisboa em 1973. Doutorado em Informática Musical, pela Universidade Católica do Porto. Licenciado em composição (2001) pela Escola Superior de Música de Lisboa (E.S.M.L.), sob orientação de Christopher Bochmann, António de Sousa Dias e António Pinho Vargas. Paralelamente ao curso de composição, assistiu a seminários e workshops de diversos compositores, nomeadamente, Emanuel Nunes, Salvatore Sciarrino, Jean-Claude Risset, John Chowning, Per Anders Nilsson, Trevor Wishart e André Bartetski. A sua música, para diversos tipos de grupo instrumental e vocal com e sem electrónica, tem sido executada por diversos agrupamentos portugueses (Remix Ensemble /OrchestrUtopica / Sinfonietta de Lisboa / Ricercare / Saxofínia /Sond'Ar-te Electric Ensemble ). Em Abril de 2001 a peça electroacústica “Le bruit d`une tête qui frappe contre les murs d`une très petite cellule” foi premiada no concurso de composição de música electroacústica do Festival MusicaViva. Ao nível da assistência musical, colaborou com vários compositores e intérpretes/ ensembles (Francisco Monteiro, João Madureira, Luís Tinoco, António Pinho Vargas, OrchestrUtopica, MachinaMundi, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Sond'Ar-te Electric Ensemble e Pedro Rodrigues). Foi professor de várias disciplinas nas áreas da composição, música electroacústica e tecnologias da música na Escola Superior de Música de Lisboa, na Faculdade de Belas-Artes (F.B.A.U.L.) da disciplina de Práticas do Som; Foi professor coordenador e responsável pelo plano curricular do curso de Produção e Tecnologias da Música da Escola Técnica de Imagem e Comunicação (E.T.I.C.)

fb

Partitura (PDF)

Spinning

Nota de Programa

Esta é a última obra composta por José Luís Ferreira, colega e amigo que nos deixou em 2018. Spinning II (2017), para piano a quatro mãos, não foi estreada em vida do autor, não chegando sequer a existir o contacto entre compositor e intérpretes sobre a sua realização.

Fazendo José Luís Ferreira parte dos investigadores deste projecto, e tendo estes pianistas já privado com o compositor no contexto de outras obras, fez todo o sentido incluir a obra neste trabalho e assim deixar este registo da sua última criação.

A obra foi estreada a 14 de Maio de 2018 na Semana da Composição no auditório Vianna da Motta da ESML, repetida 22 de Maio no Festival Musica Viva e, 3 dias depois,  novamente no Teatro Helena Sá e Costa da ESMAE no Porto, pelos mesmo intérpretes deste registo.

Apresentações públicas

  • 7 Setembro de 2017
    Obra desenvolvida no âmbito do projeto "Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva"

    Descrição sumária do projecto

    Este projeto visa incentivar e apoiar a criação, a circulação, o registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea em partitura e em CD, numa perspetiva reflexiva, envolvendo as áreas da composição, da performance e do som e tecnologias da música.
    É um projeto que tem a Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa como instituição proponente e que conta com a colaboração da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora e ainda da associação MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.
    O projeto será concretizado através de um processo com diferentes fases que passarão pela escuta crítica das obras pelos compositores, intérpretes e diretores musicais, numa fase experimental, pela discussão das problemáticas composicionais em seminários e em conferências, pela apresentação das obras em concertos públicos, culminando todo o processo com a edição das obras em partitura e em CD e na sua colocação numa plataforma online.

    Entidades participantes
    Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa
    Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, do Instituto Politécnico de Lisboa do Porto
    Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora
    MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa

     

    Mais info

Obras relacionadas (Projecto, Evento ou Compositor)