Quéops

Trio de Flautas

2017 - 5'43"

Intérprete(s)

Rita Mendes, Afonso Gaspar, Maria Nascimento - flauta

Compositor(a)

Manuel Moreira

Mestrado em Composição - ESML

Nasceu em 1996. Estudou Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com Sergio Azevedo, João Madureira, Luis Tinoco, entre outros. Está neste momento a frequentar o Mestrado em Performance - Composição na mesma instituição, sob a tutela do Prof. Dr. António Pinho Vargas e do Prof. Dr. Carlos Caires. Para além de contar já com várias peças tocadas na E.S.M.L. e no Teatro S. Luiz, no âmbito dos festivais “Semana da Composição” e “Peças Frescas” respetivamente, recebeu ainda uma Menção Honrosa na 6.ª Edição do Prémio de Composição SPA/ Antena 2 com a sua obra orquestral “H(a)untes”.

fb

Partitura (PDF)

Quéops

Nota de Programa

Esta obra musical foi iniciada numa altura em que me preparava para escrever uma série de quartetos. Desse modo, defini à partida que o número “quatro” fosse base do processo composicional, funcionando como um esqueleto deste trio.Assim, “Quéops” é uma narrativa que se divide em quatro blocos formais distintos, cada um com uma personalidade bem vincada e distinta.A coexistência dos números “três” e “quatro” é comum a esta peça e a qualquer pirâmide triangular (sólido constituído por 4 faces, mas apenas 3 arestas por face), como é o caso do túmulo do faraó “Quéops”.

Apresentações públicas

  • 7 Setembro de 2017
    Obra desenvolvida no âmbito do projeto "Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva"

    Descrição sumária do projecto

    Este projeto visa incentivar e apoiar a criação, a circulação, o registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea em partitura e em CD, numa perspetiva reflexiva, envolvendo as áreas da composição, da performance e do som e tecnologias da música.
    É um projeto que tem a Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa como instituição proponente e que conta com a colaboração da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora e ainda da associação MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.
    O projeto será concretizado através de um processo com diferentes fases que passarão pela escuta crítica das obras pelos compositores, intérpretes e diretores musicais, numa fase experimental, pela discussão das problemáticas composicionais em seminários e em conferências, pela apresentação das obras em concertos públicos, culminando todo o processo com a edição das obras em partitura e em CD e na sua colocação numa plataforma online.

    Entidades participantes
    Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa
    Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, do Instituto Politécnico de Lisboa do Porto
    Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora
    MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa

     

    Mais info

Obras relacionadas (Projecto, Evento ou Compositor)